Há uma pesquisa que tem disparado no Google (atingiu recorde em 2023). Adivinha qual é?

A Google divulgou novas tendências de pesquisa que mostram que as pessoas em Portugal estão cada vez mais interessadas no tema da inteligência artificial. As pesquisas por esse assunto atingiram o recorde em 2022 em Portugal e no resto do  mundo, e continuaram no topo em Fevereiro, após quatro meses consecutivos de crescimento.

 

Nos primeiros dois meses do ano, o interesse em Portugal pelo tema triplicou (+220%) em comparação ao mesmo período de 2022, no país. No último ano, entre as perguntas mais populares sobre inteligência artificial em Portugal, destacam-se (data: Março de 2022 a Fevereiro de 2023, em comparação aos 12 meses anteriores):

 

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Em 2022, as pesquisas por “segurança informática” foram o principal termo relacionado com segurança pesquisado em todo o mundo e em Portugal também; enquanto que o termo  “cibercrime” foi amplamente pesquisado e apresentou níveis recorde a uma escala global.

As pesquisas por segurança na Internet mais do que duplicaram em Portugal (+130%), enquanto o interesse de pesquisa por ciberataques aumentou 400%, ambos recordes máximos. As perguntas mais pesquisadas sobre cibersegurança incluíram “como prevenir o phishing” (+310%), “como prevenir um ciberataque” (+140%) e “como prevenir o cibercrime” (+60%).

A Google está a utilizar a  IA para enfrentar os desafios de segurança, inclusive no Gmail, que bloqueia automaticamente mais de 99,9% de malware, phishing e spam e protege mais de 1,5 mil milhões de caixas de entrada.

Com cada vez mais pessoas a utilizarem a Internet para gerir todos os aspectos da sua vida quotidiana, os portugueses também estão interessados em aumentar a sua privacidade online. As pesquisas por “gerador de palavra passe  aleatória” (+100%), “força da palavra passe” (+80%) e “palavra passe única” (+30%) atingiram valores recorde em Portugal em 2022, assim como o tópico de pesquisa privacidade. As pesquisas por “gestor de palavras passe”, ferramenta da Google que facilita o uso de uma palavra passe forte e exclusiva para todas as suas contas online, também atingiram um novo recorde (+80%).

2022 foi um ano de incerteza económica que esteve reflectido nas tendências de pesquisa. As tendências de pesquisa por inflação atingiram um máximo histórico em todo o mundo e quase triplicaram (+180%) em Portugal. As perguntas mais pesquisadas incluíram “o que é a inflação”, “por que os preços do gás aumentaram” e “por que o preço da electricidade aumentou em Portugal”.

“Dinheiro” e “energia” foram os dois dos tópicos mais pesquisados em Portugal em 2022, com as pesquisas por “plano de poupança de energia”, “teletrabalho para poupar energia” e “medidas governamentais de poupança de energia” a aumentarem mais de 5000%.

As pessoas em Portugal não estão apenas a recorrer ao Google para entender estas questões, também estão a pesquisar por recursos para enfrentar estes desafios e construírem as suas carreiras. As pesquisas por “programador de software” duplicaram, enquanto as pesquisas por “aprender a programar do zero” (+470%) e “cursos de programação” (+80%) também aumentaram.

Os utilizadores também recorreram ao Google para se prepararem para entrevistas de emprego e para encontrarem novas oportunidades, com o interesse de pesquisa pelo tópico “emprego em part time” a aumentar em 30%. Portugal foi um dos dez primeiros países do mundo e um dos  três primeiros na Europa, onde mais procura por empregos em part time. A própria Google continua a oferecer formação e aconselhamento a quem mais precisa, tendo proporcionado formação em competências digitais a mais de 100 mil pessoas em Portugal com o programa “Grow with Google”.

As tendências divulgadas também mostram que os portugueses valorizam o ambiente e a sustentabilidade. Em todo o mundo, as pesquisas por “alterações climáticas”, “crise climática” e “sustentabilidade” atingiram recordes, enquanto em Portugal, as pesquisas por “aquecimento global”, “mitigação climática” e “banho verde” apresentam valores de pesquisa históricos máximos.

Por todo o mundo, as pesquisas por desastres ambientais atingiram números recorde, incluindo “seca”, “inundação” e “deslizamentos de terras”. Esta tendência repete-se em Portugal, onde os utilizadores estão a pesquisar, mais do nunca, por desastres ambientais, incluindo ondas de calor e inundações.

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