Quase metade dos utilizados deste cartão refeição gasta todo o subsídio na primeira semana do mês
Os utilizadores do cartão refeição Coverflex gastaram 34,1 milhões de euros do seu subsídio de alimentação, sendo que 20,2 milhões tiveram como destino os super e hipermercados e 13,9 milhões a restauração. Os dados constam de uma análise divulgada pela Coverflex, solução portuguesa de compensação flexível, e feita a 38.840 utilizadores do serviço de cartão refeição.
Por mês, em média, cada utilizador recebeu 151,30 euros no seu cartão refeição Coverflex, tendo gasto 93% desse valor ao longo do mês (média de 141,12 euros); 40% foi gasto logo na primeira semana (média de 60,46 euros).
Já no valor médio por operação, cada utilizador Coverflex gasta 17,43 euros. No ano passado, apenas 5% do valor gasto pelos utilizadores do cartão refeição Coverflex foi utilizado para compras online. As compras em loja física totalizaram 32,3 milhões de euros (95% do total).
No que diz respeito ao montante gasto em super e hipermercados, em 2022, dos 20,2 milhões de euros, os Coverflexers escolheram despender 38,3% desse valor em compras no Continente, com quase oito milhões de euros gastos nesta cadeia (7.735.352,96 euros). Já o Pingo Doce, foi a escolha para 22,3% desses gastos. Lidl (13,5%), Auchan (6,9%) e Mercadona (5,7%) surgem a seguir nas preferências, tendo 13,3% do valor total sido gasto noutras superfícies comerciais.
Com a restauração, cerca de 2,7% do valor total gasto em cartão Coverflex destinou-se a pedidos pela Uber Eats, totalizando quase um milhão de euros gastos em 2022 (922.537,38 euros). A categoria de fast-food sai também em destaque nesta análise, com praticamente meio milhão de euros gastos em restaurantes McDonalds no ano passado (492.713,90 de euros).
Com forte presença em Portugal, onde está sediada, a Coverflex já é utilizada por mais de 70 mil colaboradores de cerca de 3600 empresas. O portefólio de clientes da empresa inclui nomes como a Revolut, Santander, La Redoute, Metyis, Unbabel, e Emma – The Sleep Company. Depois de ter levantado uma ronda de financiamento Série A de 15 milhões de euros, em janeiro deste ano, a Coverflex fez recentemente a sua quarta aquisição, com a entrada da italiana EatsReady para o grupo, cumprindo assim o compromisso de expansão internacional.