
Como ser influente no trabalho
Sabe como? Siga estas sete sugestões para conseguir ser um influenciador dos colaboradores da sua empresa.
por Redacção
A revista Inc. elenca sete sugestões para conseguir ser mais influente no trabalho. «A influência tem inúmeras vantagens, mas ganhar essa influência, tal como aprender uma competência, exige tempo e esforço. Felizmente, existem diversas estratégias que pode utilizar para cultivar esta característica», segundo a edição online da publicação.
Confiança. É preciso cultivá-la entre os seus trabalhadores através de uma postura de abertura e transparência.
Consistência. Ser credível exige que se seja consistente no cumprimento das responsabilidades. Para criar influência, recuse ser encarado como um profissional imprevisível.
Assertividade – algo muito diferente de agressividade e de arrogância. Tenha confiança no seu trabalho e nas suas propostas, algo que só conseguirá se acreditar genuinamente nelas.
Flexibilidade. É necessário ter a capacidade de saber aceitar opiniões alheias e de reconhecer que se está errado. A teimosia e incapacidade de mudar são fatais para qualquer profissional. Saiba ser flexível, mas mantendo-se sempre fiel a seu código ético.
Ser acessível. Cultive relações pessoais com quem trabalha consigo e saiba assumir as suas fraquezas e imperfeições, de forma a criar um à-vontade saudável quando um membro da sua equipa quiser aproximar-se de si.
Agir. Dar o exemplo através do que faz e não através do que diz é mais eficaz em termos de impacto.
Ouvir. Respeitar o que lhe dizem e acreditar no potencial das pessoas é importante para os seus interlocutores, que se sentirão valorizados.