
Coscuvilhices no trabalho? Há uma app para isso
Memo é uma aplicação que permite fazer comentários sobre o local de trabalho de forma anónima. Descubra como funciona.
por Redacção
A Memo é uma aplicação destinada exclusivamente a quem trabalha e que permite a publicação de mensagens anónimas sobre as empresas. A aplicação, que já foi testada no final do ano passado nos Estados Unidos junto de cerca de 10 000 colaboradores, pode vir a tornar-se num espaço de liberdade para quem trabalha – e numa dor de cabeça para as organizações.
Segundo a Quartz, esta aplicação exige a cada utilizador que se registe através do LinkedIn ou através do email da empresa, eliminando depois do registo todos os dados que possam identificar essa pessoa ficando assim garantido o anonimato. Os colaboradores podem, a partir daí, deixar mensagens públicas ou restritas ao grupo da empresa onde trabalham.
“Todos nós sabemos que o proejcto x é deitar milhares de dólares ao lixo. Porque é que ninguém diz nada à gestão?”, “toda a gente diz que não conseguimos aumentos excepto através de promoções. É verdade?” são dois exemplos reais de mensagens que foram publicadas na aplicação, citadas pela revista Entrepreneur. Já há empresas que, mesmo durante a fase de testes, estão a impedir os colaboradores de receber emails da aplicação ou que já fizeram circular notas internas sobre a Memo, de acordo com a Quartz.
Contudo, após ler as mensagens que os milhares de utilizadores deixaram durante os testes, o criador da aplicação, Ryan Janssen, concluiu que, segundo a Quartz, “as pessoas, na verdade, querem gostar da sua empresa. Do que elas não gostam é de se sentirem sem poder”, constata.