Colocações de perfis de secretariado cresceram 77%

Secretária de Direcção é o perfil mais procurado, representando 48% dos processos, segundo a Page Personnel.

3pagepersonnel

A Page Personnel Secretarial & Management Support, empresa de recrutamento de quadros intermédios e funções técnicas de suporte, revela o balanço anual do recrutamento para a área de Secretariado & Administração no âmbito do Dia da Secretária, assinalado a 9 de Fevereiro.

Em 2014 a Page Personnel Secretarial & Management Support registou um crescimento de 77% nas colocações face a 2013, um incremento especialmente impulsionado pelos sectores de Farmacêutica & Saúde (19,8%), Grande Consumo (16.1%) e Financeiro (11,05%). Os três sectores representaram 46,9% das contratações.

O perfil mais procurado é o de Secretária de Direcção, representando 48% dos processos. Esta continuará a ser uma tendência em 2015 especialmente para sectores como Farmacêutica & Saúde e Legal. A média salarial dos perfis recrutados ao longo do ano é de 21 000 Euros/ano.

Sílvia Nunes, Executive Manager da Page Personnel, constata a evolução da área em Portugal, referindo que «além do crescimento da procura de perfis de Secretariado Executivo, estamos também a assistir à evolução da forma como estes profissionais são encarados e daquilo que é esperado deles.»

O antigo estereótipo que retrata a secretária como alguém que serve cafés e atende telefones não podia estar mais longe da realidade dos dias de hoje, e a Assessoria Executiva é cada vez mais uma profissão em voga e de extrema importância.

Segundo Sílvia Nunes, «a secretária assume cada vez mais um papel preponderante na performance das empresas, somando às suas funções responsabilidades como gestão do economato, controlo de fornecedores externos e custos fixos, permitindo às empresas poupanças de mais de 40%.»

Entre as competências-tendência destacam-se o aumento da procura de profissionais com formação superior, registado em 68% dos processos – principalmente Licenciatura em Assessoria de Administração ou Direcção, e um número significativo de processos com componente internacional (24%). A fluência em Espanhol é cada vez mais expressiva (24%), tendo sido apenas superada pela fluência em Inglês (44%).

Ler Mais