História e Gestão na Porto Business School

No âmbito do Curso Geral de Gestão, a escola de negócios realiza amanhã, 10 de Fevereiro, terça-feira, às 18h15, o seminário “Como o Porto se afirmou na crise do século XIV”.

Joel Cleto, especialista em história da cidade do Porto, é o keynote speaker desta sessão que estabelece um paralelismo entre o desenvolvimento económico da Invicta e a importância das competências de gestão. O seminário conta também com a participação de José Luís Alvim, coordenador do Curso Geral de Gestão da Porto Business School. A sessão, é de entrada livre, apenas sujeita a inscrição através do e-mail tcunha@pbs.up.pt.

No século XIV, Portugal e a Europa atravessaram uma das crises mais profundas da história, conhecida pela “Fome, Peste e Guerra”. Em contraciclo, a cidade do Porto tornou-se no monopolizador da economia regional, com um forte desenvolvimento da actividade comercial e marítima. De que forma o século XIV foi um tempo de oportunidades? Que medidas foram tomadas? Quais as potencialidades estratégicas para o crescimento da cidade? Estas e outras questões são o mote para a sessão que pretende aproximar duas épocas temporalmente distantes, mas semelhantes pela existência de um contexto desfavorável ao desenvolvimento económico e empresarial.

Na sessão, José Luís Alvim estabelece a ponte entre as lições da história e as competências fundamentais no campo da gestão, nomeadamente a visão estratégica do mercado, a identificação de oportunidades e soluções em tempos de crise e as potencialidades da internacionalização.

Joel Cleto é arqueólogo e historiador da cidade do Porto e assume funções nos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos. Tem dedicado o seu percurso profissional ao estudo e investigação do património histórico da região norte e é autor da colecção “Lendas do Porto”, onde são abordados mitos e curiosidades sobre a Invicta.