Gender Pay Gap. A lei já existe e a prática? A resposta na edição de Agosto da Human Resources, já disponível
Na edição de Agosto, o destaque de capa vai para o tema da equidade e transparência salarial, debatido em mais um Pequeno-Almoço Human Resources, que juntou treze especialistas. Mas há mais! De entrevistas a reflexões, até mais um Barómetro Human Resources, com foco no impacto da inteligência artificial na Gestão de Pessoas, são vários os conteúdos de interesse na Human Resources n.º 152, já disponível online. Confira o alinhamento completo e não perca esta edição. Chega às bancas no final da semana.
A lei já existe, mas qual o “estado da arte” das empresas a nível de equidade salarial? Que mudanças serão necessárias e como vão ser implementadas? De que forma afectará, no curto e médio prazo, os modelos de gestão e a sustentabilidade das próprias empresas? Treze especialistas partilham a sua visão em mais um pequeno-almoço debate da Human Resources Portugal e cujas principais conclusões apresentamos nesta edição.
Destaque também para a 48.ª edição do Barómetro Human Resources, que contempla igualmente o tema do gender pay gap em Portugal. Mas centra-se sobretudo no impacto da Inteligência Artificial na Gestão de Pessoas, procurando ainda saber quais as competências mais relevantes para as empresas quando estão a contrara e a humanização da experiência num contexto cada vez mais digital.
Nas habituais entrevistas, conversámos com Patrícia de Melo e Liz, CEO da Savills Portugal, e Filipe Seixas, People Experience director da PHC Software.
O tema da IA volta ao foco nos artigos dos especialistas, mais concretamente sobre os desafios e oportunidades da IA generativa na transformação da forma como trabalhamos (Tiago Machado, Salesforce). O futuro do mundo do trabalho (Patrícia Pereira, Konica Minolta) e a Igualdade de Género, tendo como ponto de partida o filme “Barbie” (Catarina Horta, novobanco) são outras reflexões que se encontram nesta edição.
Já no habitual artigo internacional do MIT Sloan Management Review, outra vertente do tema da igualdade: demasiadas mulheres negras sentem que as suas empresas não agem perante incidentes de racismo e microagressões. E é fundamental notar que o nível de stress que estas mulheres experimentam não é “apenas” burnout; as condições prejudiciais do local de trabalho manifestam-se fisicamente.
É a edição do mês de férias por excelência, mas também não falta a HR Talk, que, no sétimo episódio, versa sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Juntou especialistas da Cisco, Fidelidade e Randstad.
Damos ainda a conhecer as boas práticas da tecnológica Blip e, no “Case Study”, o destaque vai para a Wise Pirates.
Nos cadernos especiais, os temas deste mês focam o Well-Being (Altice, Celfocus, Consulting House, Fidelidade, novobanco, Prio e Randstad) e a Igualdade, Diversidade e Inclusão (Tabaqueira e Vodafone).
Espaço ainda, nos conteúdos Branded, para a aposta na inovação da Edenred, no seu 39.º aniversário em Portugal.
E muito mais, numa edição a não perder.
Confira o alinhamento completo aqui. E, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.