Coca-Cola Europacific Partners nomeia nova directora-geral para Espanha e Portugal
A Coca-Cola Europacific Partners (CCEP) prepara-se para substituir o seu director-geral para a Península Ibérica, Francesc Cosano, que se vai reformar após 35 anos na empresa. O seu lugar será ocupado por Ana Callol, actualmente directora de Assuntos Públicos, Comunicação e Sustentabilidade da CCEP.
A 1 de Setembro terá início um período de transição que terminará a 1 de Janeiro de 2025, quando a responsável assumirá estas funções. Ambos os executivos fazem parte do Comité de Direcção da Coca-Cola Europacific Partners e participam na concepção e execução da estratégia da CCEP, o que dará continuidade à actividade da Unidade de Negócio Ibéria, que tem o maior volume de negócios da Europa.
No seu papel de Chief PACS Officer, Ana Callol liderou a nível global nos 31 países da CCEP temas estratégicos para a empresa como Assuntos Públicos, Sustentabilidade e Comunicação, combinando a visão estratégica que esta função exige com os objectivos de negócio. Nos seus 23 anos de experiência na Coca-Cola, ocupou também outros cargos de responsabilidade em Marketing e Vendas, consolidando assim a sua capacidade para assumir com sucesso este novo desafio.
Actualmente, é membro do Conselho de Supervisão da CCEP Germany e directora da joint venture entre a CCEP e a Aboitz Equity Ventures.
A nova directora-geral é licenciada em Direito, tem um diploma em Administração de Empresas pela Universidade San Pablo-CEU (Complutense), um mestrado em Gestão de Empresas e Marketing e fala cinco idiomas.
Francesc Cosano lidera a Unidade de Negócio Ibéria desde a integração que criou a Coca-Cola European Partners em 2015. Anteriormente, foi director-geral da Coca-Cola Iberian Partners, cargo que assumiu após se tornar COO. Esteve envolvido na integração dos oito engarrafadores espanhóis, incluindo a Cobega, onde ocupou vários cargos, incluindo o de director-geral adjunto e o de director Comercial.
Para além da sua experiência na Coca-Cola, o responsável ocupou outros cargos no Grupo Pascual e na UDV-Angloespañola de Distribución, uma filial do grupo DIAGEO. É licenciado em Gestão de Empresas, tem um PDD do IESE e um mestrado em Marketing da EAE.
A partir de Janeiro de 2025, continuará a representar o CCEP a nível institucional em diferentes associações.