ANJE junta-se a universidades para apoiar a formação e qualificação dos quadros portugueses,

Portugal tem um défice de formação e um desfasamento entre as competências instaladas e as competências requeridas por uma economia cada vez mais sofisticada. Como forma de ajudar o país a continuar a dar resposta a este desafio, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) arranca, no âmbito das medidas de apoio à formação e qualificação dos quadros portugueses, com mais uma resposta formativa direccionada para gestores e líderes. Esta oferta formativa chega a todos os pontos do país já em Outubro.

 

A ANJE reforça assim o apoio que disponibiliza na formação, nesta área, em todas as zonas do país. No Norte, em consórcio com o Instituto Politécnico do Porto, terá 90 formandos; no Centro, em conjunto com o Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, terá 60 formandos e, em Lisboa, em consórcio com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, terá 90 formandos. No Alentejo, junta-se assim à Universidade de Évora, com 80 formandos; e, no Algarve, com a Universidade do Algarve, com 60 formandos.

O grande objectivo é acelerar a formação digital, essencial para a competitividade das empresas e para o futuro do país. Através do fomento de processos de transformação digital, pretende-se contribuir para melhoria da produtividade e competitividade do tecido empresarial e da economia portuguesa, bem como o reforço das qualificações e competências digitais dos gestores e quadros dirigentes, enquanto actores fundamentais da tomada de decisão estratégica e operacional nas organizações.

São destinatários deste programa, independentemente do grau de conhecimentos digitais, gestores de empresas, associações empresariais e entidades da economia social e quadros técnicos superiores com potencial de desenvolvimento de responsabilidade de liderança e gestão.

A ANJE tem vindo, nos últimos anos, a reforçar o trabalho desenvolvido na área da formação, nomeadamente a digital. Através da medida Formação Emprego + Digital, por exemplo, a ANJE desenvolveu, em todo o território nacional, desde Janeiro de 2021, 286 cursos, 7890 horas de formação, com a participação de 1504 empresas.

A Medida “Líder + Digital” é do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e está integrada no Programa “Emprego + Digital 2025”.

Ler Mais