Começou agora um novo trabalho? Veja aqui como apresentar-se aos novos colegas (e deixar boa impressão)
Apresentar-se adequadamente durante os primeiros dias de um novo emprego ajuda a construir relações positivas com os colegas. Segundo o Indeed, compreender as melhores formas de o fazer pode ajudá-lo a preparar-se para causar uma excelente primeira impressão.
Independentemente da forma como a nova empresa lida com o tema, procurar oportunidades para se apresentar adequadamente pode estabelecer uma base sólida para uma vida profissional feliz e gratificante. Siga estas seis dicas:
Faça perguntas
Fazer perguntas aos novos colegas após as apresentações pode ajudar a criar uma conversa bidireccional e uma ligação inicial. Como está a comunicar com eles pela primeira vez, fazer perguntas relacionadas com o trabalho (como quais as funções, há quanto tempo trabalham na empresa, etc.) é, normalmente, o mais adequado.
Combine o seu tom com a cultura da empresa
Quer o ambiente de trabalho seja descontraído ou formal, deve geralmente incluir o seu nome e cargo nas apresentações. Além disso, a forma como o faz pode depender da sua função e a quem se dirige. Como gestor, apresentar-se adequadamente à sua nova equipa pode ajudar a conquistar o seu respeito e a estabelecê-lo como líder. Em alguns casos, pode achar mais apropriado fazer uma introdução mais longa.
Utilize linguagem positiva
Quando se apresentar a novos colegas e chefias, utilize uma linguagem positiva e evite mencionar qualquer coisa negativa. Esta é a sua oportunidade de causar uma excelente primeira impressão e quer deixar uma impressão positiva nas pessoas.
Aproveite o programa de orientação da empresa
É um dos melhores momentos para se apresentar. Se o novo empregador tiver um programa de orientação, aproveite a oportunidade para se apresentar ao maior número possível de colegas. Ter consigo um colaborador mais experiente tornará o processo mais fácil. A pessoa que lhe mostrar o local provavelmente ajudará nas apresentações, para que não tenha de abordar ninguém sozinho. Normalmente, irão apresentá-lo aos membros da sua equipa, colegas de departamento e outras pessoas com quem irá interagir frequentemente. Sempre que conhecer alguém durante a sessão de orientação, poderá utilizar o discurso que preparou para se apresentar.
Apresente-se a outras equipas
Apresentar-se a colegas de trabalho fora da sua equipa pode ajudar a criar uma atmosfera positiva para trabalharem juntos de forma mais eficiente. Em muitos casos, trabalhará com outras equipas, por isso tente estabelecer um bom relacionamento com elas o mais cedo possível. Pode pedir ao seu manager ou orientador que o apresente formalmente a todas as equipas ligadas à sua função ou pode fazê-lo proactivamente.
Encontre mais oportunidades para se apresentar
Encontrar oportunidades para apresentações permite-lhe conhecer mais pessoas na empresa. Durante a primeira reunião, o seu manager poderá apresentá-lo formalmente aos participantes. Caso contrário, pergunte se o pode fazer. Mas antes determine que tipo de apresentação deve fazer. Se for formal, seja breve para não interferir na reunião.
O que não dizer numa apresentação
While your introduction should be tailored to your work environment, there are a few common topics you should avoid when you are meeting people for the first time. Here are a few things you should not say during an introduction:
Embora a sua apresentação deva ser adaptada ao ambiente de trabalho, existem alguns tópicos comuns que deve evitar quando conhece pessoas pela primeira vez. Eis algumas coisas que não deve dizer:
- Algo demasiado pessoal
- Tudo o que seja negativo sobre um ex-colega ou empregador
- Algo controverso
- Tudo o que possa ser considerado inadequado ou ofensivo
A forma como conhece os seus colegas de trabalho varia de acordo com a empresa e a situação. Aqui estão alguns exemplos de como se apresentar em diferentes cenários:
Apresentação em ambiente virtual
Muitas empresas utilizam a tecnologia para atribuir remotamente tarefas, realizar reuniões e conduzir operações comerciais. Outros podem ter filiais que comunicam por videoconferência. Poderá ser solicitado a apresentar-se durante um chat ou reunião virtual.
Além do nome e cargo, considere partilhar de onde vem e um breve resumo da sua experiência anterior. Termine com algo positivo e motivador como “estou ansioso por colaborar convosco”.
Apresentação a uma pequena equipa
Se estiver a apresentar-se a um grupo pequeno, como membros da equipa ou do projecto, pode dedicar mais tempo e partilhar mais sobre si. Além do nome e cargo, considere partilhar mais informações pessoais, como passatempos, interesses ou qualquer coisa que os seus colegas de trabalho possam precisar de saber. Reserve um tempo extra para perguntar também aos colegas algo sobre eles.
Apresentação em ambiente de grupo
Pode ser apresentado aos departamentos ou durante uma reunião de equipa. Para ajudar a causar uma boa primeira impressão, prepare uma breve apresentação e respostas a eventuais perguntas sobre a sua experiência ou sobre o motivo pelo qual se juntou à empresa.
Apresentação por e-mail
If you can’t introduce yourself in person, you may do it by email. It’s a good way to provide background information, explain your role and start building a positive relationship. Here are some tips to write an effective introduction:
Se não puder apresentar-se pessoalmente, poderá fazê-lo por e-mail. É uma boa forma de fornecer informações básicas, explicar a sua função e começar a construir uma relação positiva. Aqui estão algumas dicas:
- O e-mail deve captar a atenção e despertar o interesse do destinatário.
- Comece com um assunto amigável, como “Breve apresentação do novo [cargo]”
- Inclua uma saudação, como por exemplo “Olá!”
- Explique a sua função, como por exemplo “Sou o novo colega na equipa […] e estou entusiasmado por trabalhar consigo”.
- Peça que se juntem a si num chat virtual, como “Quando tiver tempo, gostaria de o conhecer melhor”.