Por que é que as pessoas bem sucedidas não levam o telemóvel para as reuniões?

Investigadores da Marshall School fizeram uma série de perguntas sobre o uso de smartphones durante reuniões a 554 profissionais que ganham mais de 35 mil dólares e que trabalham em empresas com pelo menos 50 colaboradores.

De acordo com a pesquisa, usar o telemóvel em reuniões pode irritar o seu chefe e colegas, ainda mais se trabalhar com mulheres e pessoas com mais de quarenta anos. A grande parte dos inquiridos considera inadequado atender chamadas telefónicas (86%) e escrever textos ou e-mails (84%) durante as reuniões. 86% consideram mesmo inadequado escrever textos ou e-mail durante almoços offsite.

A investigação aponta que quanto mais dinheiro as pessoas ganham menos aprovam o uso de smartphone, e que os milenares são três vezes mais propensos a aceitar o uso de telemóveis durante as reuniões que os profissionais com mais de 40 anos.

Afinal, por que é que as pessoas bem sucedidas consideram imprópria a utilização de smartphones em reuniões? Segundo esta pesquisa, quando usa o telemóvel demonstra:

  • • Falta de respeito. Porque considera a informação no seu telemóvel mais importante do que a conversa que está a ter e as pessoas de fora mais importantes que aquelas que se sentam à sua volta.
    • Falta de atenção. Porque não consegue manter o foco em duas coisas ao mesmo tempo.
    • Falta de capacidade de ouvir. Se não está a ouvir activamente, ninguém ao seu lado sente que está a ser ouvido.
    Falta de poder. Porque demonstra comportamentos condicionados ao zumbido do seu telemóvel.
    • Falta de autoconsciência. Não entende o ridículo que é o seu comportamento na perspectiva das outras pessoas.
    • Falta de consciência social. Não entende como o seu comportamento afecta aqueles que estão à sua volta.

 

(Adaptado de Travis Bradberry)

Ler Mais