A força da Comunicação Organizacional

Conheça a evolução das práticas de Comunicação Interna e de envolvimento dos colaboradores na Volkswagen Autoeuropa, nos últimos 20 anos de produção em Portugal. Um caminho de amadurecimento ao nível da Comunicação, procurando acompanhar a evolução das práticas e trazê-las para o terreno da fábrica.

 

A auditoria de Comunicação Organizacional é um processo no qual as organizações apostam como meio de prevenção e de geração de soluções para situações de ineficiência e ineficácia da comunicação organizacional. Assim, a auditoria de comunicação organizacional é uma ferramenta que pode ser usada para identificar e resguardar as boas práticas, para alertar a organização para problemas futuros antes que os mesmos surjam, bem como para desenvolver o negócio.

Estimulada por uma auditoria de comunicação organizacional realizada na Volkswagen Autoeuropa, é aqui apresentada uma reflexão sobre práticas de comunicação interna e o envolvimento das suas pessoas. Este fenómeno é tratado à luz da influência mútua entre dois conceitos fundamentais para a compreensão organizacional: o da Comunicação Interna e o da motivação no trabalho. Esta influência mútua motivou o contributo à comunidade científica e empresarial, que pretende analisar o caso entre 2008 e 2015, passando pela evolução natural das suas práticas de Comunicação Interna. Afinal o que é que mudou? Em que é que se inovou?

Leia o artigo e o testemunho de João Delgado, director de comunicação da Volkswagen Autoeuropa, na íntegra na edição de Abril da Human Resources Portugal