
As alterações no sector da Logística
A DHL, líder mundial em transportes e logística, revelou 26 tendências chave que podem transformar a indústria logística nos próximos 5 a 10 anos.
Na edição deste ano do Logistics Trend Radar, terceira da série, introduziram-se novas tendências e analisou-se a evolução das que foram identificadas em edições anteriores, assim como as que se extinguiram e as que se tornaram mainstream, desde 2013.
Markus Kückelhaus, vice-presidente do Innovation and Trend Research da DHL, explica que «prever tendências é muito desafiante. É difícil saber, antecipadamente, quais serão as tendências que vão ter impacto nos negócios, a longo prazo, e as que vão ser apenas um hype durante um curto período de tempo. Para identificar e compreender antecipadamente o desenvolvimento das tendências, realizamos o Logistics Trend Radar para estarmos, assim como os nossos clientes, um passo à frente»,
Assim, a inteligência artificial e a personalização estão na base das principais tendências transformadoras do relatório 2016 – incluindo cadeias de abastecimento inteligente que utilizam sistemas de self-learning ou machine learning.
A alteração do comportamento do consumidor e a vontade de personalização são outros dois factores de destaque e que terão grande impacto na logística, permitindo que os consumidores recebam as suas compras onde e quando precisam das mesmas, através da utilização de serviços de entregas flexíveis.
Sobre o Logistics Trend Radar
De elevada importância para o setor, o Logistics Trend Radar é uma ferramenta dinâmica e versátil para o planeamento do cenário futuro e para o desenvolvimento estratégico e de inovação entre os profissionais de logística.