
Como avaliar uma proposta de trabalho
Um grande salário e benefícios fortes podem fazer com que um candidato pense que encontrou o emprego por que tanto esperava. Mas saiba como avaliar uma oferta de emprego como um autêntico investidor:
Riscos e os retornos
Os candidatos a em emprego podem (e devem) avaliar as ofertas que lhes chegam pelos diferentes níveis de risco ou recompensa.
Uma startup, por exemplo, tanto pode significar um risco elevado porque a segurança de emprego não existe ou, por outro lado, oportunidade, se a empresa crescer.
Potencial de crescimento
Uma empresa em crescimento pode trazer mais benefícios aos colabores do que aos próprios investidores. A riqueza acumulada através do trabalho pode ser uma realidade se se tiver a capacidade de identificar a companhia certa.
Para além disso, o crescimento traz também consigo novas oportunidades e a possibilidade de adquirir novas competências. Por isso, é necessário determinar que empresas dispõem de maior potencial.
Modelos de negócio
Empresas com previsão de receitas, com uma base de clientes diversificada e que regista procura, é o que os investidores querem. E também o que os candidatos deveriam querer.
Se são companhias consideradas de risco baixo segundo os investidores, então os que procuram emprego também o deveriam considerar.
Diversificação
Não é aconselhável aos investidores colocarem todo o seu dinheiro no mesmo sítio. Aliás, este é um comportamento que deve ser evitado. E o mesmo se pode aplicar aos candidatos a emprego.
Não se fique pelas competências que se cingem a uma só indústria ou a uma só área dessa indústria. Diversifique as suas capacidades por várias áreas de conhecimento. O leque de oportunidades vai ser maior. Ou seja, grandes indústrias favorecem isso mesmo.
Fonte: Fast COmpany