
Lembre-se destas 9 coisas quando fizer o CV
Colocar todas as suas qualidades e todo o seu percurso numa folha de papel para entregar pode não ser tarefa fácil. Na hora de escrever o Currículo as dúvidas começam a surgir. Por isso, deixamos aqui 9 coisas básicas que nunca deve esquecer:
Que tamanho deve ter o CV?
Quando começar a ter dúvidas sobre o número de páginas ou quantidade de informação deve ter o seu currículo, pense nele como um pequeno aperitivo que vão fazer com que as outras pessoas voltem para saber mais.
Deve ter, por isso, à volta de 2 páginas e assegure-se que passa a mensagem de forma simples e rápida.
O que é que os empregadores procuram num CV?
Todos querem alguém que tenha as competências certas e o conhecimento suficiente para realizar o trabalho. Por isso, é exactamente isso que deve estar no currículo. Se tiver a experiência exacta de que o empregador precisa assegure-se que a informação esteja bem clara – não o faça tentar ler nas entrelinhas.
Deve incluir fotografia no CV?
Aqui a resposta é curta e simples: se não se estiver a candidatar a um trabalho para modelo, então a resposta é não. Ocupa espaço precioso que poderia ser utilizado para texto a demonstrar o seu valor. E o seu valor não se mede pela beleza da cara.
Deve incluir toda a experiência que tem no CV?
Sim, deve incluir toda a sua experiência profissional por uma questão de transparência. Mas a mais antiga e irrelevante deve ser encurtada para um breve resumo. Deve sempre relevar os papéis mais importantes que já desempenhou.
Deve incluir a data de nascimento no CV?
Idade são números. Por isso, os empregadores não fazem o seu recrutamento baseado na idade do candidato, por isso não é obrigatório incluir a sua data de nascimento.
Deve incluir interesses gerais no CV?
De maneira geral inclua apenas aqueles interesses que sejam relevantes para o cargo a que se está a candidatar.
Precisa de uma carta de apresentação?
Escrever uma carta persuasiva personalizada mostra que está perfeitamente comprometido com a carreira e com a oportunidade. Deve representar uma imagem clara daquilo que você é, do que está à procura e porque é que quer estabelecer uma conversa futura.
Deve incluir referências no CV?
Os empregadores não contactam referências até que estejam interessados em avançar para a contratação. Por isso, não é obrigatório incluir no seu CV, mas uma chamada de atenção que diga “referências disponíveis mediante solicitação” é sempre um bom truque.
E se não tiver experiência?
Toda a gente tem de começar por algum lado. Por isso, se for este o seu caso, lembre-se de tudo o que já tenha feito: educação, formações, actividades extra-curriculares, projectos, caridade ou trabalho voluntário e por aí fora.