
Como criar futuros líderes
Para o negócio perdurar ao longo dos tempos é necessário que os actuais líderes pensem em quem vão passar a pasta quando o seu tempo terminar.
A formação e a criação de sucessores e de novos líderes é um processo fundamental para o futuro de qualquer empresa ou organização. Os programas de mentoring parecem ser a medida mais comum para concretizar este objectivo. E isso não acontece por acaso. É assim porque é, de facto, eficaz.
No entanto, existem alguns aspectos que não podem ser esquecidos e que podem ser acrescentados para garantir resultados ainda mais poderosos e eficientes:
Determinar os objectivos da empresa
Durante a realização pode ser incluída a divulgação da cultura da organização no ambiente de trabalho, o desenvolvimento de competências, liderança, inovação e de retenção. O mentoring é tanto melhor e eficaz quanto mais for uma extensão da identidade e missão da empresa.
Decidir expectativas
Antes de iniciar o programa de mentoring estabeleça os seus objectivos, a frequência das visitas e toda a documentação necessária
Ser criativo e flexível
Os mentorings de curto prazo costumam ser mais eficazes do que os de longa duração. Mas para isso acontecer é necessária uma atenção especial à criatividade e inovação.
Aprender uns com os outros
Especialmente em pequenas e jovens organizações é positivo que colegas da mesma idade ou posição possam aprender uns com os outros, especialmente em mentorings de curta duração. O mais importante é criar uma cultura de aprendizagem desde o início, e este é um passo que pode ajudar.