Estamos a falar de líderes ou de super-heróis?

Numa reflexão (muito) pessoal sobre o que é, ou como deve ser, um líder (com sucesso!) em equipas de sucesso… sou facilmente levado a pensar que afinal ser líder, nos tempos que correm, vai muito além do que seria de esperar há uns tempos, com níveis de exigência bem mais acima do que há uns anos constava do “cardápio” de competências/características do (suposto) líder eficaz…

Por Pedro Ramos, administrador Executivo da GROUNDFORCE

O desporto (sim, até o futebol, não sendo eu um grande entendido nessa matéria!) veio trazer novas ideias do que é (ou deve ser!) um líder de uma equipa de sucesso… No fundo, o sucesso do líder é hoje muito mais do que o sucesso dele próprio! Hoje é muito mais avaliado o sucesso da liderança com base no sucesso da equipa!

E esta não é uma perspectiva nova, mas é uma dimensão cada vez mais oportuna… e até instrumental… Líder que não faz equipas terem sucesso é, cada vez mais, um mau líder…

Quer acompanhar o meu raciocínio?

Os líderes de equipas de sucesso são aqueles que:

  1. Conseguem persuadir pelo conhecimento que detêm, mas sobretudo, pela autoconfiança que possuem e transmitem;
  2. Estimulam a atitude de vencer obstáculos e conquistar resultados;
  3. Estão atentos aos contributos individuais (da cada elemento da equipa) e de todos (aos contributos da própria equipa. No fundo, transformam o “eu” em “nós”;
  4. São ousados e corajosos nas ideias e desafios que propõem para gerar compromissos na equipa;
  5. Aceitam e estimulam diferentes pontos de vista. Valorizam a diferença e agregam valor pelo envolvimento de todos na procura de soluções.

Valorizar e reconhecer publicamente as conquistas a desafios colocados é uma das suas nobres missões!

Viva o líder das equipas de sucesso, mas (sobretudo) viva os sucesso das equipas dos líderes de sucesso.

Estes líderes são mesmo enormes super-heróis.

Ler Mais