Boas Práticas, Harmony Wellness Center: Desenvolver comunidades mais saudáveis, felizes e produtivas

Ser um centro de referência na saúde mental e bem-estar e ajudar a desmistificar o preconceito associado ao tema são as missões do Harmony Wellness Center, da Concentrix. O objectivo é criar um efeito em cadeia: colaboradores, equipas, empresas, comunidades e sociedade.

 

Por Tânia Reis

 

Foi no mês passado que a Concentrix, multinacional de tecnologia e serviços, inaugurou um Centro Global de Wellness, no Porto. No âmbito do projecto mundial “Harmony”, este novo serviço vai dar apoio aos colaboradores em todas as fases do seu percurso de bem-estar.

O local escolhido não foi ao acaso, explica Serra Pitts, directora do Harmony Wellness Center. «Era importante para nós estarmos localizados num centro de excelência reconhecido no que diz respeito à saúde psicológica e ao bem-estar. » Tendo Portugal «um dos melhores sistemas de formação e acreditação para psicólogos», isso permite à empresa, que emprega mais de 440 mil colaboradores, «oferecer um serviço alinhado com as melhores práticas a uma audiência global».

A Concentrix queria também «estar presente num país que compreendesse bem a importância e o impacto positivo de um serviço centrado no desenvolvimento de comunidades mais saudáveis», acrescenta. Isso porque, tal como no resto do mundo, «a saúde mental tornou-se uma preocupação crítica em Portugal». O facto de um em cada cinco portugueses ter experienciado uma doença mental «coloca o País num nível de risco elevado no que toca ao bem-estar psicológico». Com os níveis de stress a aumentar em todas as faixas etárias, «as necessidades, no que diz respeito à saúde mental, estão a crescer de forma geral na população, quer seja entre os mais jovens, que enfrentam diversos riscos online e ciberbullying, ou entre os trabalhadores mais experientes, que lidam com questões como burnout», destaca a responsável.

O propósito do Harmony Wellness Center é poder funcionar como um centro de referência para recursos de saúde mental e bem-estar em Portugal, ou seja, procura reunir as melhores práticas a nível global e adaptá-las ao contexto local. «Vai oferecer apoio onde, neste momento, existem lacunas no sistema actual, por exemplo, através de acompanhamento acessível, programas de gestão de stress e workshops educativos para empresas e instituições locais.» Pretende também ajudar a desmistificar o preconceito que ainda é associado à saúde mental, promovendo discussões com os líderes empresariais e das regiões, e reforçando a ideia de que «cuidar da saúde mental não é um luxo, mas sim uma necessidade». No fundo, continua Serra Pitts, «queremos contribuir para colocar a saúde mental no centro das agendas corporativas e comunitárias, garantindo que o bem-estar psicológico seja reconhecido como essencial para a produtividade, a inovação e a qualidade de vida».

 

Liderança no bem-estar
Para disponibilizar «cuidados de elevada qualidade, com compaixão», o Harmony Wellness Center vai «integrar de forma arrojada a inovação digital com a especialização clínica», garantindo acesso ilimitado aos profissionais, enquanto impulsiona o crescimento sustentável e a excelência operacional nas equipas. «Espera-se que o Harmony melhore vidas nos locais de trabalho, com reflexos positivos nas comunidades», partilha.

Numa abordagem que «muda o paradigma, passando de uma lógica reactiva – onde os problemas só são abordados após causarem danos – para um modelo preventivo e proactivo de bem-estar», a missão do centro inclui educar líderes e colaboradores sobre saúde mental, disponibilizar recursos para lidar com o stress e o trauma, e fomentar uma cultura onde pedir ajuda seja encorajado, e não evitado. Uma parte fundamental desta missão passa pela liderança no bem-estar, revela a directora. «Queremos capacitar líderes corporativos, profissionais de Recursos Humanos e gestores com conhecimentos e ferramentas para apoiarem a saúde mental das suas equipas.» Assim, o Harmony Wellness Center desenvolverá programas para formar líderes a reconhecer sinais de burnout, incentivar conversas abertas e promover hábitos de trabalho saudáveis.

Outro factor-chave é a inclusão intergeracional e cultural. O centro servirá não só grandes multinacionais, como também empresas locais, reflectindo o compromisso de melhorar a saúde mental de todos – de jovens e famílias até executivos seniores. «O nosso objectivo final é criar um efeito em cadeia: ao melhorar o bem-estar individual, melhora- se a performance das equipas, o que transforma a cultura organizacional e, em última análise, a sociedade», salienta Serra Pitts.

No fundo, trata-se de uma visão holística da saúde, onde o bem-estar mental, emocional e social se integram. «A nossa missão está alinhada com o objectivo maior de construir comunidades mais saudáveis, felizes e produtivas.»

Entre os vários serviços disponibilizado pelo Harmony Wellness Center destacam-se:

  • Acompanhamento individual e confidencial em saúde mental e coaching, para colaboradores de todos os níveis. As intervenções personalizadas abrangem da gestão de stress e ansiedade até ao luto e apoio em casos de de pressão. «O objectivo é criar um espaço seguro onde os indivíduos possam partilhar desafios pessoais e profissionais com psicólogos qualificados.» O Harmony Wellness Center disponibiliza apoio via chat, telefone e vídeo, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
  • Apoio em incidentes críticos e trauma. «Dada a nossa experiência em ambientes de elevado risco, damos particular atenção a profissões com elevado stress: moderação de conteúdos, forças de emergência, profissionais de saúde, atendimento ao cliente e funções corporativas sob elevada pressão.» O centro presta apoio psicológico após incidentes críticos, apoio traumático e formação em resiliência para quem vivencia ou presencia eventos traumáticos.
  • Workshops e programas preventivos. Sessões regulares de formação, webinars e workshops sobre gestão de stress, construção de resiliência e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. «Incluem, por exemplo, workshops de gestão sobre “Como reconhecer burnout nas equipas” ou seminários para pais sobre “Bem-estar digital nas famílias”.»
  • Consultoria em liderança e cultura organizacional. Serviços orientados para departamentos de Recursos Humanos e líderes empresariais, incluindo coaching em saúde mental, aconselhamento estratégico na criação de políticas de bem-estar e formação em primeiros socorros psicológicos. «Também apoiamos práticas de diversidade e inclusão e iniciativas de segurança psicológica.»

 

Todos estes serviços se destinam a um público alargado, realça a responsável: de multinacionais e os seus colaboradores até pequenos empresários e trabalhadores do sector público. «Ao disponibilizar esta diversidade de serviços, acreditamos que o Harmony Wellness Center poderá apoiar as pessoas em todas as fases do seu percurso de bem-estar, oferecendo de apoio imediato em momentos de crise a programas de desenvolvimento pessoal a longo prazo.»

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Junho (nº. 174) da Human Resources.

Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.

Ler Mais