L’Oréal Portugal abre concurso para distinguir Mulheres na Ciência

O programa apoia quatro cientistas, atribuindo quatro bolsas no valor de 15 mil euros cada. As candidaturas à 14.ª edição das Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência estão em curso até ao dia 28 de Julho, distinguindo projectos originais no âmbito das ciências da saúde e das ciências do ambiente.

 

Podem candidatar-se todas as investigadoras que desenvolvam a sua pesquisa em instituições portuguesas e que, até à data de abertura do concurso, tenham obtido o seu grau de doutoramento há menos de 5 anos e não ultrapassem os 35 anos de idade. Este ano, as investigadoras com filhos podem solicitar a extensão de idade até um ano por cada filho. Ou seja, uma investigadora com 36 anos e com um filho pode candidatar-se à bolsa de investigação, bem como com 37 anos e dois filhos.

A iniciativa distingue quatro cientistas, atribuindo a cada uma a sua ‘Medalha de Honra’ e 15 mil euros, um financiamento que tem como objetivo ajudar a prosseguir projetos originais, que possam abrir novos horizontes e vias de investigação nas áreas da saúde e do ambiente.

As candidaturas encontram-se já disponíveis aqui e serão avaliadas por um júri presidido por Alexandre Quintanilha e constituído por cientistas de reconhecido mérito no domínio das Ciências da Saúde e do Ambiente. A selecção dos projectos a distinguir será efectuada até ao final de 2017.

Há 14 anos a apoiar a ciência e as mulheres que a fazem avançar em Portugal

Nascido em 2004, o Programa Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência é uma iniciativa promovida pela L’Oréal Portugal, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Nas suas 13 primeiras edições, o programa distinguiu 41 cientistas, número que se elevará aos 45 com esta nova edição.

A iniciativa portuguesa inspira-se no programa internacional L’Oréal-UNESCO For Women in Science e nas várias bolsas e prémios científicos L’Oréal que distinguem, atualmente, perto de 250 investigadoras por ano. Nos últimos 17 anos, os programas L’Oréal de “Ciência no feminino” apoiaram um total de 2170 investigadoras de mais de 100 países.

 

Sobre a L’Oréal

A L’Oréal dedica-se à beleza há mais de 105 anos. Com um portefólio internacional de 32 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 22,5 mil milhões de euros em 2014 e emprega 78600 pessoas em todo o mundo. Como empresa líder mundial na cosmética, a L’Oréal está presente em todas as redes de distribuição: mercado de grande consumo, grandes armazéns, farmácias e parafarmácias, salões de cabeleireiro, perfumarias e travel retail.

No centro da estratégia da L’Oréal estão a investigação e a inovação e uma equipa de investigação dedicada composta por 3700 pessoas que trabalham para satisfazer as aspirações de beleza de todo o mundo e para atrair mil milhões de novos consumidores nos próximos anos. O novo compromisso de sustentabilidade da L’Oréal para 2020 “Sharing Beauty With All” define objectivos ambiciosos de desenvolvimento sustentável ao longo da cadeia de valor do Grupo.

Leia também estas notícias.

Ler Mais