Empresas investem cada vez mais na transformação digital

De acordo com o estudo anual da CGI, o Client Global Insights de 2017, há uma crescente urgência entre as empresas e os líderes tecnológicos de transformação para responder às expectativas digitais dos seus clientes e cidadãos.

 

Os resultados apresentados revelam que as organizações se encontram num ponto de transição na sua transformação digital, com os líderes a transitarem do planeamento para a execução das suas estratégias digitais.

O estudo CGI Client Global Insights de 2017 inclui conclusões de conversas presenciais com mais de 1300 líderes empresariais e tecnológicos num universo de 10 indústrias e 17 países, para identificar as tendências que afectam as suas organizações e as implicações para o seu negócio.

O estudo apresentou, assim, três tendências principais:

– A primeira é a de que há maior urgência em tornar as organizações digitais, para responder às crescentes expectativas dos clientes, 85% actualmente versus 71% em 2016. Aa maioria dos líderes já está a digitalizar os pontos de contacto e a implementar soluções de analytics para conhecer melhor os seus clientes e optimizar o seu negócio.

– A segunda tendência identificada é a de que há uma necessidade de proteger a organização dos crescentes riscos de ataques informáticos: sobe para 74%, versus os 62% registados em 2016. Assim como os requisitos para se tornarem mais digitais se intensificam, também a importância da cibersegurança aumenta, com este a ser considerado um ponto de diferenciação.

– A terceira tendência é a do continuado foco nos crescentes requisitos de regulamentação, que é identificado por 62% dos participantes, versus os 51% de 2016- Em especial, os líderes relatam que a regulação de privacidade dos dados tem um alto ou muito alto impacto nas suas organizações.

«As conclusões deste ano demonstram uma clara e acelerada necessidade para que os líderes em todas as indústrias que servimos se transformem para responder às necessidades digitais e às expectativas dos seus clientes e cidadãos», afirma George D. Schindler, presidente e CEO da CGI. «À medida que as tendências se tornam mais pronunciadas, os líderes transitaram da exploração para uma estratégia de mobilização em toda a organização – com 40% a terem uma estratégia digital transversal a toda a organização, uma subida face aos 12% registados em 2016.»

Para alimentar a aceleração digital dos líderes, o papel dos dados assumiu um papel central, com 80% dos clientes a investir em advanced analytics para optimizar e crescer os seus negócios. Adicionalmente, estes estão também a investigar e experimentar rapidamente com tecnologias digitais, incluindo a automatização e inteligência artificial. No entanto, 81% dos executivos referem que a cultura e o talento – e capacitar o colaborador digital – constituem o principal desafio para se tornarem digitais.

Mike Keating, vice-presidente sénior de Global Marketing e IP Strategy da CGI, e o executivo responsável pelo estudo Client Global Insights da CGI, salientou que, «de forma geral, o ritmo e abrangência da mudança têm vindo a acelerar. Os líderes de negócio e tecnológicos têm vindo a fazer investimentos para se tornarem organizações orientadas por dados para melhor optimizar o seu negócio actual e para desenvolver novos modelos de negócio, produtos e serviços digitais. Também se encontram a experimentar um leque de modelos organizacionais para se tornarem mais ágeis em toda a organização. O que é importante relevar é que estas conclusões são mais do que meros dados. São o resultado de conversas aprofundadas com os nossos clientes que resultam em dados accionáveis para liderar as suas futuras estratégias e, de forma similar, continuar a definir os investimentos que efectuamos», sublinhou.

Veja também estas notícias

Ler Mais