Quais as próximas tendências em Inteligência Artificial?

O ano de 2017 foi marcado pelo grande arranque da Inteligência Artificial. Tendo em conta esta progressão, a Sage apresenta quatro previsões sobre o caminho que a Inteligência Artificial vai tomar em 2018.

1. A IA com aparência humana irá desvanecer-se lentamente
A indústria da Inteligência Artificial começará a deixar de lado o desenvolvimento de tecnologias baseadas em estruturas fisicamente humanas. Como se viu com a Sophia, a robot saudita, tentar humanizar a IA ao máximo pode prejudicar o progresso real. Como consequência, os engenheiros e programadores de IA estão a orientar-se no sentido de construir terminais de IA baseados em algoritmos que respondam, tomem decisões e interajam de forma humana.

Além disso, vamos assistir a uma mudança na indústria, na medida em que a IA interage cada vez em plataformas e tecnologias que as pessoas utilizam para colocar registos públicos, avaliar experiências de cliente ou administrar as suas finanças.

2. Priorizar os reais problemas do mundo
A IA vai focar-se na resolução de problemas que afectam grandes núcleos da população. Até à data, a maioria das aplicações de IA empresariais e de consumo actuais, centram-se em pequenos problemas de nicho, mas o grande desafio é que abranja os maiores problemas que o mundo actual enfrenta. As tecnologias já têm o potencial de abordar problemas como a gestão de uma força de trabalho completa ou a solução da mudança climáticas e, ao longo de 2018, empresas de todos os sectores vão começar a implementar a IA para resolver os problemas mais significativos e complicados do mundo.

3. O capital humano complementado com IA trará consigo resultados óptimos
Fazem-se com demasiada frequência relatórios sobre o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho, que provocam situações de pânico desnecessárias. A nível global, teme-se o efeito que os avanços com a IA podem ter nas futuras oportunidades de emprego, gestão de talentos e postos de trabalho.

Ainda que alguns empregos sejam substituídos, irremediavelmente, a grande maioria vai evoluir de forma a incorporar e coexistir com a IA, maximizando os benefícios para as empresas. O resultado é que, nos próximos meses, as empresas vão começar a estabelecer programas de retenção para formar os seus colaboradores não técnicos sobre como trabalhar efectivamente com a Inteligência Artificial.

4. Maior adopção da IA ao nível do consumidor
Um dos objectivos da indústria da IA para 2018 é estabelecer um elo de confiança com os consumidores. Esta tarefa vai focar-se em garantir que os consumidores se sentem confortáveis com os produtos e serviços que têm por base tecnologias de inteligência artificial. Toda esta comunicação será feita através de uma linguagem simples que até os consumidores mais leigos possam compreender e confiar.

Veja também estas notícias.

Ler Mais