Laboratório para a transformação digital
A WeDo Technologies e a Universidade do Minho assinaram um protocolo de colaboração esta segunda-feira, como parte do projecto de criação de um laboratório de investigação aplicado à área da transformação digital.
A Universidade do Minho junta-se assim à Universidade de Évora, à Universidade Católica Portuguesa, ao INL, ao CEiiA e às empresas Accenture, Bosch Car Multimedia, IKEA Industry, Cachapuz-Bilanciai, Celoplás, e-bankit, Neadvance, NOS, Primavera, Simoldes Plásticos, TMG Automotive e WeDo Technologies, como membro associado do novo laboratório. São ainda membros afiliados os Centros de Inovação CCG (Centro de Computação Gráfica) e PIEP (Pólo de Inovação de Engenharia de Polímeros).
O projecto, com o nome Colab DTx procura incentivar a cooperação entre as unidades de Inovação e Desenvolvimento (I&D) das empresas, instituições de Ensino Superior e do sector produtivo, em novos contextos colaborativos e de partilha de risco. Procura ainda potenciar a criação de valor e emprego científico qualificado.
O Colab DTx tem sede em Guimarães e terá também laboratórios em Braga, Matosinhos e Évora. Além do financiamento dos associados, conta com o apoio de 7,5 milhões de euros, garantido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa de Criação de Laboratórios Colaborativos.
O desenvolvimento de produtos ciber-físicos, bem como de sistemas evolutivos integrando, por exemplo, materiais inteligentes, tecnologias de fabrico digital e soluções baseadas em inteligência artificial, serão o alvo do Colab DTx, no âmbito de uma forte colaboração entre entidades do sistema científico e do tecido económico e produtivo, com parceiros internacionais como o MIT.
Veja também estas notícias.