Afinal, para que é que os CEOs querem informação?

Um estudo da Iron Moutain mostra que apenas um em cada dez líderes empresariais na Europa tem total confiança na capacidade da sua organização para extrair valor dos dados. Mesmo assim utilizam-nos como suporte na tomada de decisões.

Uma das causas subjacentes a esta situação pode ser a falta de entendimento entre aqueles que criam, gerem e utilizam as informações. A pesquisa, que compara as funções e as percepções de CEOs e gestores de informação em toda a Europa e EUA, revela que 83% dos líderes europeus não compreendem totalmente o que os seus gestores de informação fazem.

Do mesmo modo, 69% dos gestores de informação admitem não saber exactamente o que os líderes de negócios seniores querem e para que precisam dos dados – com 76% a revelar-se confusos em relação às necessidades de informação dos colegas de Marketing, Manufatura, Finanças e outros departamentos.

Dois terços dos líderes empresariais dizem ter mudado a forma como tomam decisões, como resultado do aumento do acesso à informação. No entanto, afirmam também não ter tempo para percorrer grandes volumes de informação que considerem crua, complexa, irrelevante ou desactualizada. 52% dos CEOs inquiridos admitem mesmo ignorar informações que não entendem.

Quatro em cada dez dos líderes fazem uma grande decisão por mês, e na Europa essas decisões estão principalmente relacionadas com o crescimento do negócio através de novos produtos, novos mercados e colaboração com os concorrentes. 84% dos gestores de informação confiam na sua capacidade de ajudar os executivos a tirar máximo partido das informações.

Contudo, apesar de querem perceber o valor dos negócios a partir da análise detalhada da informação, 81% das empresas europeias procuram mitigar o risco de violação de dados, enquanto 76% evita litígios e multas por não cumprimento. Mas esta situação pode ter de mudar à medida que as organizações percebam que, para aproveitar o valor dos dados, precisam de aumentar também o acesso aos mesmos.

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