Cinco frases que ajudam a identificar um “mau chefe”

Para que o ambiente de trabalho seja motivador é necessário ter lideranças capazes de darem uma ajuda decisiva para o criar. Pree Sarkar, especialista em questões de carreira da Searchcraft Recruitment partilhou com o site Contas Connosco, uma lista de aspectos que ajudam a identificar um “mau chefe”, a partir de simples frases que têm o (mau) hábito de dizer. 

 

1. «Nada nesta empresa funciona sem mim»
As empresas que colapsam quando a chefia está de férias não reflectem as qualidades dos seus gestores, ao contrário do que estes tendem a pensar. Se uma empresa não consegue funcionar bem sem o gestor estar presente, então é porque as suas competências de gestão são “pobres”. Bons gestores sabem delegar tarefas e criar uma cultura empresarial que promova a responsabilidade. E sabem que, na sua ausência, a equipa consegue encontrar soluções temporárias para os problemas.

 

2. «Fazemos isto desta forma, porque sempre foi assim»
A tradição é importante, mas também é importante saber aceitar a mudança. Quando um gestor se recusa a mudar metodologias ou hábitos dentro da empresa, fá-lo porque porque não tem a mente aberta para as novas oportunidades que daí podem emergir. E, se assim for, é porque não é um bom líder. Os bons líderes, diz Pree Sarkar, são aqueles que querem aprender e que não ficam presos à tradição.

 

3. «A culpa não é minha. Se as coisas fossem como quero, tudo mudaria»
Os maus gestores não assumem as decisões que podem ser mal recebidas pelos colaboradores. Preferem que a equipa pense que foram tomadas por outras pessoas. Pree Sarkar explica que este comportamento cria uma cultura tóxica na empresa, a de não assumir responsabilidades, culpando os outros.

«Os bons líderes na área das vendas devem explicar as suas decisões às equipas, sejam elas quais forem, falar abertamente com todos os membros, e assumir as suas escolhas», diz. Mesmo que os colaboradores não concordem com as decisões, vão respeitá-las.

 

4. «Tem de pensar e definir aquelas que são as suas prioridades»
Gestores pouco eficientes tentam, frequentemente, utilizar as emoções dos colaboradores para levá-los a fazer determinada tarefa. Também o fazem para evitar serem eles a tomar as decisões mais difíceis. Já os bons líderes evitam fazê-lo e sabem que os seus colaboradores precisam de orientação.

 

5. «Tem sorte em ter um emprego»
É comum ouvir-se que em tempos de crise «já é uma sorte ter emprego», sobretudo quando as empresas enfrentam períodos mais complicados em termos de receitas. Mas isto não é algo que deva circular dentro da organização. Os maus líderes tendem a exercer autoridade de forma negativa, persuadindo os colaboradores a trabalharem mais, porque não sabem como motivá-los. Por outro lado, os bons líderes sabem que equipas motivadas trabalham mais e obtém melhores resultados, segundo Pree Sarkar.

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