Cinco impactos da Inteligência Artificial e da Realidade Virtual no futuro do trabalho

O estudo “Immersive Tech Report” da Experis apresenta cinco possíveis impactos de tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Realidade Virtual e Blockchain no futuro do trabalho.

 

Tome nota:

1. Novas tecnologias, como o ChatGPT, criam oportunidades, tanto para candidatos como para recrutadores. Por cada organização que usa IA para ler um CV, é provável que haja um candidato que a use para o escrever. A investigação sugere que os candidatos estão muito confortáveis com a ideia de usar a IA para os ajudar na sua candidatura a um novo desafio profissional.

2. A IA transformará algumas etapas do processo de selecção, mas não todas. Partes do processo, como a correspondência entre os candidatos e as funções, poderão ser totalmente automatizadas num futuro não muito distante. Mas noutras etapas, como por exemplo as entrevistas finais, os candidatos preferem a interacção humana.

3. As novas tecnologias podem ajudar as organizações a superar o desafio de eliminar preconceitos no processo de recrutamento e criar oportunidades que sejam igualmente acessíveis a todos.

4. As novas tecnologias podem transformar a forma como as organizações formam as suas equipas. Em alguns cenários, o Metaverso pode proporcionar uma experiência de formação mais eficaz do que as ferramentas digitais convencionais e os colaboradores aprendem mais do que numa sala de aula.

5. O Metaverso pode ajudar a reduzir o fosso entre o espaço físico e digital. Em comparação com as videochamadas, um espaço de trabalho virtual pode dar uma impressão real da cultura da empresa e aproximar colegas a nível global.

Os dados foram recolhidos através de entrevistas a quase 39 mil empregadores em 41 países no último ManpowerGroup Employment Outlook Survey e através da realização de sondagens com 2100 candidatos no LinkedIn e online.

Ler Mais