Cultura de inovação nas empresas está directamente associada ao perfil do CEO

A estratégia de inovação nas empresas continua a ser muito dinamizada, hierarquicamente, de cima para baixo e o CEO permanece como a fonte e o influenciador mais importante da cultura de inovação.

Além disso, apesar da maioria das organizações não ter uma estratégia objetiva de inovação, começam a aperceber-se de que é fundamental ter executivos específicos para esta área; 43% já dispõem de um “Chief Innovation Officer”. Estas são as principais conclusões do Innovation Leadership Study, desenvolvido pela Capgemini e a IESE Business School. O objectivo da investigação é analisar e comparar as estratégias de inovação das empresas em todo o mundo.

“O que este estudo nos permite concluir é que as empresas, no geral, começam a instituir a função de responsável de inovação, no entanto, não deixa de ser preocupante constatarmos que a maioria dos colaboradores não estão envolvidos, ou não promovem, processos de inovação e que essa alavanca continua a estar intimamente ligada ao top management, nomeadamente, ao próprio CEO”, explica Koen Klokgieters, Líder Global de R&D e Innovation Business da Capgemini.

Segundo o estudo, que contou com a participação de mais de 260 executivos de inovação, apenas 30% dos questionados afirmam existir, nas suas empresas, uma estrutura definida para fomentar a inovação e, menos de um quarto (24%), acreditam que os esforços de inovação estão alinhados na sua organização. Por outro lado, parecem existir dois grandes obstáculos para as companhias atingirem os seus públicos-alvo nesta matéria: a ausência de uma estratégia clara e articulada de inovação e uma falta de compreensão – ou diagnóstico incompleto – da conjuntura externa relativamente às necessidades de mercado.