Comércio e restauração têm as qualificações mais procuradas

Segundo a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), empregados de comércio, restaurante e técnicos administrativos lideram a lista de qualificações mais desejadas em Portugal.

As empresas querem profissionais especializados em comércio, restaurantes e cozinha, técnicas administrativas, auxiliares de saúde e ainda geriatria. Estas são as competências mais procurados pelos empregadores portugueses. No entanto, a oferta educativa carece de ajustamento.

Actualmente, cerca de metade dos alunos do ensino secundário já frequenta cursos profissionais. Porém, as áreas de multimédia e informática, que lideram a preferência dos estudantes, não se adequam às estimativas de evolução do mercado de emprego em Portugal.

A ANQEP, num inquérito a mais de 1600 empresas, revela que, de modo geral, há uma necessidade acentuada de profissionais no sector dos serviços, em detrimento da indústria, que está relegada para a região Norte do país. No Alentejo e na região Centro destaca-se a procura de operadores logísticos e de profissionais ligados à agricultura. Já em Lisboa e no Algarve, zonas mais afectas ao turismo, são os empregados de bar e de restaurantes os mais procurados pelas empresas.