Comunicação é conteúdo

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Existem vários elementos para que consigamos estabelecer uma comunicação. Sem dúvida que ter um canal onde nos possamos expressar é um elemento fundamental.
A internet, as redes sociais, os telemóveis vieram trazer essa possibilidade de comunicar em tempo real basicamente com quem quisermos, onde e quando quisermos.
Na verdade, se pensarmos no que isto nos proporciona é realmente revolucionário.
Para as empresas é toda uma nova possibilidade de chegar de forma quase individual a cada stakeholder.
Diria que ninguém ficou indiferente, pessoas e empresas hoje todos temos a nossa presença digital.
Quase impossível fugir…

Fácil acesso:

– Em Portugal há cerca de 120 telemóveis ativos por cada 100 pessoas.

Presença massiva nas redes sociais:

– Cerca de 90% dos utilizadores de internet tem Facebook e utiliza Youtube, 61% tem Instagram, 35% está no Linkedin e 31 % Twitter.

Será que esta pressão crescente de utilização tem o seu lado “perverso” ? O que significa estar presente? Até que ponto estamos conscientes do impacto da nossa presença? Qual a gestão que fazemos dessa presença? Temos noção de quem é a nossa audiência para cada “post” que fazemos? Qual foi a reação? O que foi percebido? Qual o interesse realmente manifestado? Qual o impacto nas vendas e na reputação?
É verdade que cada vez mais esta análise está facilitada e cada rede social disponibiliza os respetivos meios de avaliação e medição de performance, mas qual a percentagem de utilizadores (individuais e empresas) que realmente gere e analisa os indicadores disponibilizados?
Comunicar não é só estar presente, comunicar começa um propósito, com um objetivo, que por sua vez deve estar integrado numa estratégia global de comunicação.
Cada publicação que se faz tem impacto direto na forma como se é percebido por quem a vê e por isso é importante saber com quem estamos a comunicar e qual a perceção que queremos transmitir.
A ideia de “público em geral” não é claramente a mais adequada numa rede social.
Estar presente “porque sim” pode ser contraproducente, é como alguém que sobe ao palco, mas na verdade não tem nada para dizer, não acrescentou conteúdo, ou diz o que todos já disseram.
A intensidade da exposição por vezes intimida e acabamos refugiando-nos num quase silencio, sem conteúdo.
Comunicar é mais do que subir ao palco, é preciso ter um propósito, um conteúdo e depois saber adaptá-lo a cada canal, a cada audiência. Não basta estar presente é preciso saber claramente o que se quer dizer e para quem.
Porque, entre não dizer nada, ou dizer banalidades que não acrescentam nada à imagem e reputação… por vezes é preferível não dizer nada.

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