Comunicação interna – Um parceiro estratégico do negócio

Por Luís Roberto, Managing Partner da Comunicatorium e Professor convidado do ISCSP-ULisboa

Há muito que defendo que a comunicação interna deva ser vista como um parceiro estratégico do negócio, e não apenas como uma função dentro das organizações, que tem como principal responsabilidade informar os colaboradores.

Gerir a comunicação interna nas empresas nos dias de hoje, significa estar alinhado com a estratégia da empresa, contribuindo para a identificação e sintonia dos colaboradores com o seu propósito.

Significa saber envolvê-los e motivá-los, e são cada vez mais as empresas que o fazem.

Gerir a motivação dos colaboradores passou a ser um dos principais desafios da comunicação interna nos ultimos tempos, face aos novos desafios.

Os novos modelos de negócio, a nova estrutura organizativa, as novas ferramentas, ou até mesmo a criação de uma nova business unit, implicam a definição de uma estratégia de comunicação interna eficaz, capaz de contribuir para o sucesso do negócio, promovendo paralelamente a mobilização e o compromisso dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa.

Por onde devemos começar ?

Em primiero lugar e antes de se iniciar o desenho da estratégia de comunicação interna, é absolutamente essencial conhecer os objetivos estratégicos da empresa, e entendê-los, com a finalidade de se identificarem as ações internas, que possam contribuir para o seu sucesso.

Uma boa ajuda poderá passar pelo utilização de uma metodologia que apoie a construção estruturada dessa estratégia, tendo como base os objetivos que se pretendem alcançar e as áreas de atuação prioritárias.

A definição de uma qualquer estratégia passa em primeiro lugar por conhecer o ponto de partida. A comunicação interna não é exceção.

É importante caracterizarmos a situação atual da empresa e o perfil da comunicação interna, pelo que a realização de um diagnóstico de comunicação revela-se de grande utilidade.

Com os dados obtidos será mais fácil determinar o caminho a percorrer para se alcançar os objetivos.

A definição dos objetivos da comunicação  é uma das fases mais importantes, se não mesmo a mais importante desta parceria estratégica negócio-comunicação interna

Ao identificarmos o add value para a empresa, os recursos necessários e o timing para a sua implementação, permite-nos alinhar expetativas e gerar consensos, utilizando a linguagem dos negócios.

É recomendável que o plano de comunicação interna  seja estabelecido sobre uma visão integrada, i.e. que incorpore as diferentes iniciativas promovidas pelas várias áreas da comunicação organizacional (interna, externa, corporativa, relações públicas, comunicação de marketing …) que tenham o mesmo objetivo.

É importante nesta fase definir as milestones que nos ajudem a focar naquilo que é prioritário.

Medir a eficácia da comunicação com base em indicadores de performance (KPIs),  e trabalhá-la sobre resultados tangíveis , diria que é fundamental, pois contribuirá em paralelo para dimensionar e justificar  os investimentos futuros na comunicação. Além do mais, quando “melhoramos a comunicação, melhoramos os nossos resultados.”

A comunicação interna é a fonte de referências valorativas e culturais das organizações para o público interno.

É por conseguinte fundamental,  que a comunicação interna esteja alinhada com os objetivos estratégicos, promovendo o envolvimento e o compromisso dos seus colaboradores com esses objetivos, traduzindo-se no aumento de produtividade, num clima de transparência e eficácia … como se de um parceiro estratégico do negócio se tratasse.

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