Conheça os erros mais comuns de um processo de recrutamento

Um orçamento apertado, falta de tempo ou de experiência podem levá-lo a cometer alguns erros na hora de contratar.

O UnderCoverRecruiter criou uma lista de dicas para evitar os erros mais comuns na altura de contratar novos colaboradores para a empresa.

1) Procure aquilo que realmente precisa
Não ter um plano é um dos erros mais comuns. Obviamente que todas as empresas querem contratar pessoas talentosas, mas há que saber e ter a certeza de que elas têm um lugar na estrutura do negócio. Faça uma lista das áreas que necessitam de desenvolvimento, defina que tipo de pessoas podem fazer essas tarefas e use essa informação para elaborar uma descrição de trabalho detalhada. Crie um anúncio que descreva exactamente aquilo de que a empresa está à procura. Só assim vai atrair os candidatos com as competências certas.

2) Mostre o que a empresa tem de melhor
Os anúncios de emprego têm de ser atraentes, com uma breve biografia sobre a empresa e instruções claras sobre como fazer a candidatura. Saiba também como optimizar o título do anúncio de emprego para atrair mais candidatos. Lembre-se de que há um mundo está altamente muito competitivo. Por isso, publicar um anúncio com um endereço de email não basta. É preciso atrair os melhores candidatos, e isso também significa que deve garantir que não vão haver comentários negativos ao anúncio na internet.

3) Vai obter aquilo que paga
É tentador contratar barato quando se tem um orçamento pouco flexível. No entanto, a menos que haja mesmo pouco dinheiro, vale a pena investir nos novos colaboradores. Se pagar melhor, vai conseguir contratar melhor e vai ter o retorno a longo prazo, pois vai conseguir colaboradores com melhores competências. Naturalmente, há excepções à regra. Nem todos os profissionais qualificados exigem altos salários. De qualquer maneira, é bom ter um salário em mente e uma margem de manobra para poder negociar, caso seja necessário.

4) Não contrate por afinidades
Escolher alguém porque é muito boa pessoa, amigo de um amigo, primo ou um antigo colega de escola que acabou de se mudar para a cidade não é um bom princípio de contratação. Mesmo que essa pessoa seja incrivelmente talentosa, não deixe que um motivo pessoal se sobreponha ao que a empresa realmente precisa. Não há problema em contratar alguém que faz parte do seu círculo social – por vezes o boca-a-boca acaba por trazer os melhores candidatos – mas não deixe de entrevistar algumas pessoas fora desse âmbito para ter a certeza de que está a fazer a escolha acertada.

5) Evite a pressa
O tempo é muitas vezes escasso, mas a pressa leva a uma fraca análise dos candidatos e, consequentemente, potencializa que se tomem decisões rápidas e se façam más contratações. Se estiver mesmo com pressa em contratar alguém, peça ajuda a outro membro da sua equipa para fazer consigo as entrevistas. Aproveite esse auxílio para entrevistar os candidatos mais adequados e resistir à tentação de contratar o primeiro que lhe aparece.

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