Galp: Hoje é um bom dia para mudar

Diversidade, inclusão, inovação e criação de valor. São cada vez mais evidentes as suas ligações e a relevância de cultivar uma cultura que valoriza perspectivas e contribuições únicas, originárias em contextos distintos e que, dia após dia, confirmam que o todo será sempre bem mais do que a soma das partes.

O compromisso foi assumido, é tempo de fazer acontecer. A Galp está a executar o seu plano com a ambição de alcançar uma efectiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens, promovendo a eliminação da discriminação em função do sexo e fomentando a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

O compromisso foi assumido em 2019, tendo a empresa lançado mãos à obra num trabalho que já existia, mas que ganhou novo fôlego com um grupo de projecto dedicado. A criação decompromisso foi assumido, é tempo de fazer acontecer. A Galp está a executar o seu plano com a ambição de alcançar uma efectiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens, promovendo a eliminação da discriminação em função do sexo e fomentando a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

O compromisso foi assumido em 2019, tendo a empresa lançado mãos à obra num trabalho que já existia, mas que ganhou novo fôlego com um grupo de projecto dedicado. A criação de condições que promovam a igualdade, a inclusão e o bem-estar de todos que trabalham na Galp é uma das principais preocupações e um eixo fundamental de desenvolvimento das suas políticas de Gestão de Pessoas. Com o suporte do grupo de trabalho, a direcção de Pessoas da Galp tem acompanhado a implementação do plano, verificando se as medidas definidas estão a ser postas em prática e se os objectivos estão a ser alcançados, apresentando periodicamente à administração um balanço das actividades.

Existe uma preocupação em entender a situação e a sua evolução, pelo que a Galp introduziu a desagregação de todos os dados por sexo nos instrumentos de gestão da empresa, a implementação de um procedimento de verificação do respeito pelo princípio da igualdade entre mulheres e homens, bem como a realização de acções de formação para os responsáveis pelas entrevistas de recrutamento sobre os procedimentos de selecção sem enviesamento de género.

A Galp deu orientações às entidades externas especializadas em selecção e recrutamento para garantirem uma representação de 50% de cada um dos sexos nas candidaturas à empresa e integrar nas acções de formação em liderança temas como a linguagem inclusiva, a protecção na parentalidade, a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar e o assédio moral e sexual no trabalho.

Nas medidas consta também a criação de um procedimento de identificação das pessoas do sexo sub-representado em lugares de topo, direcção e chefia, para que possam, futuramente, ter oportunidade de serem promovidas ou recrutadas para esses lugares, a organização de sessões de apoio para alcançar uma participação equilibrada de mulheres e homens nos lugares de decisão e analisar o modelo de avaliação, de modo a garantir que exclui qualquer discriminação baseada no sexo.

Por último, a energética está a criar o “Kit de Parentalidade”, com informação sobre seguros, registos, direitos e deveres, facilitar o trabalho a partir de casa e um horário flexível, quando necessário à conciliação da vida profissional/pessoal e introduzir a possibilidade de substituição temporária de colaboradores em gozo de licenças de parentalidade, através de procedimentos pensados para tal.

A Galp continuará a promover workshops, sessões de sensibilização e conferências, e irá introduzir módulos específicos sobre a importância da igualdade de género em diversos programas de aprendizagem e formação. Adicionalmente, está a desenvolver programas de mentoring e de coaching para que as mulheres consigam gerir de forma mais efectiva o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

São disso exemplo a participação em webinars e meet ups da Nova SBE e do Rock in Rio, focados na liderança no feminino e no projecto Promova, uma iniciativa da CIP – Confederação Empresarial de Portugal que visa promover a igualdade de género no acesso a altos cargos de direcção em organizações privadas. A Galp tem ainda o seu próprio programa de mentoring, onde participam mulheres com funções de management, tendo como principais objectivos o desenvolvimento de competências de gestão, liderança e acelerar a construção de uma rede de contactos e o desenvolvimento das suas carreiras.

Estas medidas somam-se às políticas já em vigor, nomeadamente nas áreas do apoio à natalidade, em que a empresa disponibiliza lugares de estacionamento dedicados para maior conforto da grávida, promove a paternidade e inclui todo o agregado familiar no seguro de saúde.

A Galp assumiu ainda um conjunto de compromissos no âmbito do IGEN – Fórum Empresas para a Igualdade de Género, criando um grupo permanente de reflexão e acção para a diversidade, responsável pela discussão, definição e implementação das melhores práticas nesta matéria.

Esta artigo faz parte do Caderno Especial “Igualdade de Género”, publicado na edição de Julho (n.º 115) da Human Resources, nas bancas.

Ler Mais