Interim management: uma nova realidade laboral

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2019, da Hays, cerca de metade dos profissionais qualificados no activo não conhecem o conceito de interim management. E mais de metade dos empregadores ainda não admite contratar neste regime. Mas a realidade está a evoluir nesse sentido.

 

O estudo da Hays revela que mais de metade dos profissionais emigrados gostariam de voltar a trabalhar em Portugal. No entanto, não estão preparados para as realidades dos pacotes salariais e benefícios oferecidos pelas empresas, criando assim uma enorme necessidade de procura de outras soluções no mercado nacional. Por outro lado, a ascensão da gig economy (trabalhos temporários e freelancer) e a decadência do conceito do «emprego para a vida» tem levado a uma reflexão sobre os novos modelos de trabalho.

Para a Hays, esta nova realidade laboral torna cada vez mais relevante o  interim management, que permite o planeamento e implementação de objectivos de gestão de um ou mais departamentos de uma empresa por um período de tempo determinado.

Mário Gonçalves, head de Interim Management da consultora em Portugal esclarece que este conceito traduz num em países com economias e mercados de trabalho mais maduros. No entanto, em Portugal, ainda é uma realidade pouco conhecida, mas com abertura para esta nova realidade», acredita.

O Guia do Mercado Laboral deste ano, revela que 47% dos profissionais qualificados no activo não conhecem o conceito. No entanto, 39% dos profissionais no activo afirmam ter disponibilidade para aceitar projectos em interim management. Entre os profissionais no desemprego há uma maior percentagem de disponibilidade em aceitar projectos em interim management (45%), mas também um maior desconhecimento deste conceito (50%).

Apesar dos profissionais estarem disponíveis para aceitar este novo conceito, 53% dos empregadores afirma que não consideraria recrutar colaboradores neste regime.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Chevy Suburban: O primeiro carro com uma estrela em Hollywood