Mercado de software de Gestão cresce 9% em 2014

Estudo publicado pela Informa D&B mostra que, nos últimos anos, a tendência de crescimento tem-se apoiado no cada vez maior grau de digitalização das empresas e na introdução de novas aplicações e tecnologias de tratamento da informação.

De acordo com o Estudo Setores Portugal DBK “Software de Gestão”, o mercado português de software de Gestão registou um crescimento anual médio de 11% entre 2010 e 2014, tendo alcançado no ano passado os 200 milhões de euros, um aumento de 9,3% face ao ano anterior. As aplicações ERP (Enterprise Resource Planning) são a principal fonte de receitas para as empresas do sector e representaram cerca de 50% do valor do mercado em 2014.

O desenvolvimento constante de novas aplicações e funcionalidades por parte da oferta e a crescente procura de sistemas eficazes para o tratamento da informação por parte dos clientes contribuíram para este cenário positivo, que se prevê que se mantenha pelo menos a curto prazo. O volume de negócios sectorial poderá atingir no final de 2015 um valor próximo dos 220 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 10% face a 2014.

O mercado de software de Gestão é liderado por um reduzido grupo de empresas multinacionais, embora coexista um elevado número de empresas de pequena dimensão, das quais grande parte desenvolve aplicações dirigidas a segmentos muito específicos do sector. Em 2014, a quota de mercado conjunta dos cinco principais operadores era superior a 60%.