O Plano – de comunicação

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

Chegado ao final do ano estamos na época de planear o próximo. Analisamos o ano que passou, os objetivos atingidos os KPI´s conseguidos. O que falhou, porque falhou, que perspetivas temos para o ano seguinte que condicionantes, que riscos podemos correr. Que recursos podemos dispor, que investimentos são cruciais para os novos objetivos.

Pensamos nos vários públicos nos clientes nos acionistas no legislador, nos colaboradores.  Definimos estratégias e construímos o Plano para o próximo ano.

Mas e como o vamos divulgar? Como vamos garantir que todos na organização conhecem os objetivos a que nos propomos? que os entendem, e sabem exatamente qual o seu papel e a sua contribuição para esses objetivos.

Como vamos informar, envolver dar feedback partilhar resultados e implementar as correções que forem necessárias?

Sem pessoas informadas e envolvidas não há ação, não há resultados.

Um plano de comunicação suporta a implementação do Plano de negócio garantindo a informação e o envolvimento da organização.

Um Plano de Comunicação contempla todas as ações identificadas como as que são necessárias para o sucesso da organização nas várias vertentes do seu “negócio”.

 Um plano de comunicação deve refletir, alinhar e dar consistência a todas as ações de comunicação que a empresa vai desenvolver. Tem alocados os recursos, os timings, e definidas as responsabilidades de cada iniciativa

Mas tem também os seus indicadores de sucesso porque também para o Plano de Comunicação é fundamental aferir: Que Kpi´s já foram atingidos, o que fizemos bem, o que temos de melhorar, o que temos de fazer diferente. Todas as iniciativas de um plano de comunicação estão alinhadas com um objetivo e devem ter um respetivo medidor de sucesso. Já tem o seu Plano de Comunicação para 2022?

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