Pessoas e negócios: duas faces da mesma moeda

A leitura de Pedro Ramos (administrador executivo da Groundforce Portugal) sobre como alcançar o sucesso organizacional e uma renovada visão da importância das pessoas.

 

Assentando numa nova estratégia de transformação, num paradigma transformacional da gestão das pessoas nas nossas empresas, em que só um capital humano altamente qualificado, possuidor de know-how, formado, motivado, disponível, com atitude positiva, sentimento de pertença, em estreita comunhão com a missão, visão, princípios e valores, é que pode garantir o sucesso empresarial e reputação da empresa, faz sentido colocar pessoas & negócios no mesmo patamar de actuação tendo em vista obter o sucesso organizacional.

Por Pedro Ramos, administrador executivo da Groundforce Portugal

Neste sentido, a transformação pretendida [e necessária às nossas empresas] assente em linhas programáticas de envolvimento e compromisso organizacionais – associada à consolidação de processos de liderança e relacionais internos – visa obter uma prática continuada de toda a cadeia hierárquica de gestão, promovendo o desenvolvimento de todos os colaboradores e apoio na concretização dos objectivos individuais e corporativos previamente estabelecidos a que se soma a maximização dos efeitos imediatos e visíveis da assunção de compromissos decorrentes da Política de Responsabilidade Social da Empresa no seu relacionamento com todas as Partes Interessadas.

O novo papel do Gestor de Pessoas [todos os gestores das nossas empresas] na construção de pontes de entendimento ao nível do exercício da sua actividade com os diferentes agentes activos da Empresa – dinâmica de energização colectiva – pressupõe a motivação e mobilização dos colaboradores, criando janelas de oportunidade derivadas de boas práticas de partilha, compromisso e inovação traduzindo-se em resultados de Excelência e de elevado compromisso com os clientes.

Desta forma, pessoas & negócios andam, cada vez mais, de “mãos dadas” nas nossas empresas, sendo já [quase] impossível dissociar estes dois conceitos…

Uma renovada visão sobre a importância das Pessoas, enquanto Agentes Activos do Negócio e “Embaixadores da Marca” das empresas, onde a consciência de que a concretização de objectivos organizacionais depende, em grande medida, na forma como as pessoas se mobilizam, se vinculam, se comprometem, se excedem de forma permanente em busca de atitudes e comportamentos orientados para a excelência e a superação de desafios.

Os resultados obtidos são directamente proporcionais ao grau de envolvimento das pessoas na obtenção dos mesmos. O envolvimento, o comprometimento das nossas pessoas é a chave para o sucesso das nossas empresas. Não na perspectiva das pessoas serem o “mal necessário” nessa obtenção, mas sobretudo, na medida em que as nossas pessoas possam ser, de facto, o bem necessário na obtenção de sucessos, sempre maiores, sempre mais sólidos e de níveis mais elevados em termos de complexidade.

Estou concretamente a referir-me a um processo de grande simplicidade, mas de grande importância no quadro das nossas empresas face aos vários contextos desafiadores: Trata-se de transformar as nossas pessoas em verdadeiros fãs dos nossos negócios e das nossas empresas…

Este alinhamento, este total envolvimento, esta relação estreita, entre pessoas & negócios muitas vezes não é conseguida devido à parte mais básica deste processo: Muitas vezes as nossas pessoas não conhecem, não “percebem” o negócio das suas empresas… Pode acreditar! Muitas vezes as nossas pessoas até sabem bem quem são os seus clientes, as suas necessidades que importa satisfazer, conhecem a estrutura da sua organização (quem é quem…), mas não fazem ideia da importância da sua acção individual e colectiva (em grupo e nas várias equipas) enquanto agentes de negócio das suas empresas.

Explicar, de forma simples, o negócio da empresa (e o papel de cada um enquanto agente activo nesse mesmo negócio) é a base para obter a plena adesão das pessoas na concretização dos objectivos comuns.

Só compreendendo o negócio da sua empresa as pessoas se ligam às (outras) pessoas com a atitude certa para, em conjunto, acrescentem valor aos processos, às acções, às necessidades e expectativas dos clientes; e, bem assim, fazer florescer e perpetuar o negócio da sua empresa.

As empresas sem pessoas não fazem sentido! Ligar pessoas a pessoas é urgente! Ligar estas pessoas aos negócios é determinante, é essencial, mandatório na concretização dos resultados.

No fim do dia, as pessoas são essenciais para que as empresas existam e prosperem. Gosto mesmo muito de pessoas, mas (sobretudo) é fantástico ver como com essas pessoas se atingem os resultados.

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