Seis passos para praticar mindfulness

Conheça as vantagens desta prática de meditação e seis passos para a realizar com sucesso.

Mindfulness é um subconjunto da meditação, definido, por David Gelles, jornalista New York Times, como «prestar atenção de uma forma particular: de propósito, no presente, e sem julgamento».

Esta actividade envolve autodisciplina e a prática regular de sentar em sossego, atento à respiração e tentando acalmar a mente. Implica igualmente ter compaixão pelas lutas dos outros, principalmente colegas que demonstram ter menos compaixão.

As vantagens do mindfulness…
– Reduz a ansiedade
– Melhora a saúde e o sistema imunitário
– Aumenta da concentração
– Melhora a comunicação entre as pessoas
– Encoraja a cooperação
– Traz equilíbrio, evitando relações conflituosas
– Propicia a autocorreção diária, ajudando a rever erros e acertos
– Melhora a produtividade
– Torna as pessoas mais atentas umas às outras

Quer experimentar? Então siga estes passos…
1. Encontre um local calmo e sossegado
2. Sente-se com as costas apoiadas
3. Esvazie a mente
4. Mantenha a respiração regular (lenta e profunda durante 5 a 15 minutos)
5. Abra os olhos devagar
6. Regresse à actividade

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