Problemas no trabalho? Resolva-os com estes quatro passos

Todos os dias surgem problemas no trabalho que precisam de ser resolvidos rapidamente. Por isso não é surpresa que uma das principais características que os empregadores procuram ao contratar novos talentos é alguém que seja um bom “solucionador de problemas”.

Resolver problemas não é simplesmente ter capacidade de corrigi-los quando aparecem, é muito importante  identificar a sua origem. Tendo isto em mente, a Forbes partilhou quatro passos para resolver qualquer problema da maneira certa:

 

1. Não faça suposições
Ao identificar um problema pela primeira vez, certifique-se de que sua identificação não está directamente focada numa solução. Se está a vender um curso online, por exemplo, e as vendas não estão a correr como imaginou, pode pensar que seria prudente enviar mais e-mails e relançar o programa. Mas e se o seu público nem está no seu mailing? Ou se a oferta do produto não é algo que eles estejam realmente interessados ​​em comprar? Existem muitas causas possíveis para o problema.

Primeiro, reconheça que as suposições são uma característica humana inata. Vários estudos mostram que o cérebro recompensa as suposições e é programado para nos convencer de que estamos certos, mesmo quando podemos estar errados. Segundo um estudo conduzido por Bojana Kuzmanovic do Instituto Max Planck, em Colónia, na Alemanha, sempre que ouvimos informações que corroboram as suposições, o cérebro activa duas áreas do córtex pré-frontal –a parte do cérebro responsável pela tomada de decisão e pelo comportamento cognitivo–, associado à recompensa.

Com isto em mente, transforme as suas suposições em perguntas. Em vez de acreditar numa suposição do tipo «ninguém comprou o meu produto porque não viu os anúncios por e-mail», reformule-a numa pergunta: «Porque ninguém comprou o meu produto?». Isso tira-o imediatamente do modo de suposição para que assim, descubra a raiz do problema.

 

2. Vá à raiz do problema
Não é suficiente identificar um problema se não entende a razão da existência do mesmo. A pesquisa é uma componente extremamente valiosa neste processo de resolução de problemas. Embora leve algum tempo no início, esse aspecto da resolução de um problema é o que vai tornar a primeira solução implementada, provavelmente, a única.

Pesquise livros e estude outras pessoas que vivem no mesmo espaço profissional para, assim, entender melhor os problemas que superaram e como o fizeram. Leia as análises de produtos dos concorrentes e preste muita atenção à secção de comentários de seu feed para ver se enfrenta os mesmos problemas. Faça esta pesquisa antes de realizar qualquer acção.

 

3. Interprete o problema de todas as maneiras possíveis
Já achou que apenas uma única ideia vai ser a solução? Apegar-se a apenas uma possível solução de um problema pode lhe dar uma visão limitada.

Para combater essa visão afunilada, crie uma lista de possíveis motivos pelos quais pode ter esse problema. Depois de criar essa lista, volte à definição do problema original e faça referência à sua pesquisa para ver se há novas soluções ou se o verdadeiro problema se apresentou.

 

4. Pergunte a si mesmo o que pode fazer
Todos nós queremos “acertar”, e por isso é tão tentador perguntar: “O que devo fazer?. Mas a palavra “dever” tende a prender-nos a formas antigas de resolver problemas.

Um estudo da Academy of Management mostrou que mudar o verbo de “dever” para “poder” levou os participantes a gerar soluções mais criativas nos desafios. Seja aquela pessoa que pergunta: “E se …?” e “Que tal…?”. Pode-se surpreender com o que pode surgir.

 

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