Teletrabalho permanente. Conheça os pontos negativos

Sendo o teletrabalho uma solução encontrada por todos durante a pandemia para manter os negócios fluindo e a produtividade em alta, muitas empresas estão mais do que adaptadas a essa forma de trabalho. No início, o teletrabalho era desejado por muitos e quando se tornou uma realidade na vida da maioria da população mundial, os profissionais demonstraram altos níveis de produtividade e grande satisfação em um modelo de trabalho mais flexível.

Porém, passado mais de um ano nesse novo modelo que se tornou rotina para muitos, os profissionais questionam até que ponto essa é a melhor opção. A Robert Walters, consultoria global de recrutamento partilhou alguns pontos negativos do trabalho remoto e que pode ter grande impacto na saúde mental dos profissionais.

 

1. Trabalhar longas horas
Quando se trabalha no escritório, é mais fácil ir embora no fim do horário de trabalho. Ao trabalhar em casa, esse tempo de deslocação não existe, o que é considerado um grande ponto positivo do teletrabalho, considerando que se pode aproveitar esse tempo de uma forma mais produtiva. Contudo, ao trabalhar em casa, é mais difícil de desconectar das actividades de trabalho, fazendo com que os profissionais trabalhem mais horas que o horário comercial permite, aumentando os níveis de stress e afetando assim sua saúde mental.

 

2. Balanço vida pessoal/profissional
Ao trabalhar em casa, por vezes há dificuldade de separar a vida profissional da vida pessoal, já que não precisamos sair do nosso ambiente familiar para exercer nosso trabalho.

 

3. Falta de segurança
A pandemia aumento o desemprego em vários países. Por esse motivo alguns profissionais sentem-se inseguros em relação aos seus empregos. Ao estar longe do escritório essa sensação pode aumentar.

 

Ler Mais