Profissionais de TI querem desafios e bom ambiente para 2016

Ao longo de 2015, a Michael Page, especialista em Recrutamento de quadros médios e superiores na área das TI analisou as preocupações e aspirações dos profissionais, que vão cada vez mais além das condições salariais.

A quase totalidade dos profissionais inquiridos, com idades entre os 25 e 45 anos, espera, por parte da entidade empregadora, acesso a formação e ajuda para desenvolver competências (95,6%), integração em desafios interessantes (97,8%) e acesso a ferramentas de trabalho eficientes (96,4%). Mesmo com uma elevada carga de trabalho, o bom ambiente na empresa é também muito importante para a motivação dos profissionais de TI, sendo uma condição apontada por 97,8%.

No conjunto de processos de recrutamento realizados desde o início deste ano, a grande maioria dos profissionais (94,9%) afirma ainda exigir transparência sobre questões financeiras por parte dos empregadores e 96,4% um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O desejo de evolução de carreira, mas também de valorização pessoal, conduz ainda ao interesse no reconhecimento concreto do seu trabalho e das suas competências: apenas 64,3% sente que o seu trabalho é reconhecido e, deste grupo, 39,7% afirma apenas receber reconhecimento verbal por parte de chefias. Resumindo, 1 em cada 3 profissionais afirma não sentir o seu valor reconhecido.