Quando todos pensam da mesma forma

Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium

“Quando todos pensam da mesma forma, ninguém está a pensar”. Walter Lipppmann

O sentimento de pertença a um grupo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento, nos mais novos, mas também nos mais velhos.
Atualmente os “likes” tão necessários à sobrevivência nas redes sociais, só crescem exponencialmente a partir de determinada “massa crítica” e ter a mesma opinião da maioria ajuda.
Nas empresas procuram-se os consensos e festeja-se quando todos estão de acordo.
Mas será que o facto de todos estarem de acordo nos leva à melhor decisão? Há exemplos na história que retratam exatamente o contrário. Decisões que se tomaram rejeitando outras opiniões críticas e até às vezes, informações necessárias para a tomada de decisão. Irving Janis estudou alguns como Pearl Harbour ou a guerra do Vietname.
Num contexto de um grupo em que todos têm a mesma opinião as pessoas tranquilizam-se sentindo que têm razão, mas o que acontece muitas vezes é que no processo estão apenas à procura de argumentos que comprovem o seu objetivo. Quando todos parecem entusiasmados com determinada conclusão torna-se mais difícil discordar ou colocar questões que levem a um raciocínio diferente. O “pensamento de grupo” acontece quando o deseja de pertença de consenso é mais forte que a vontade de exprimir uma opinião impopular. Nesta situação podemos correr o sério risco de tomar uma má decisão.
Para além de que este sentimento de certeza que aparece no consenso, quando cresce arrasta cada vez mais pessoas e pode tornar-se até radical e imprudente levando a tomadas de decisão extremistas; normalmente quanto maior é o consenso mais severo é o julgamento.
Este “pensamento de grupo” ocorre muitas vezes nas organizações quando há uma elevada coesão do grupo ou uma liderança forte, direta e persuasiva.
Há algumas estratégias que podemos ter para evitar um incorreto “pensamento de grupo”:

– Dê sempre importância a opiniões diferentes da sua.

– Incentive todos a apresentar as suas dúvidas e objeções.

– Crie um ambiente inclusivo onde todas as opiniões são bem-vindas.

– Use estratégias como formar equipas concorrentes para estudarem o mesmo problema.

Ouse sempre discordar!

Ler Mais