Sabe o que é a Síndrome do Pensamento Acelerado?

A síndrome do pensamento acelerado é uma alteração, identificada por Augusto Cury, na qual o pensamento se torna muito rápido e dificulta a concentração, provoca o aumento da ansiedade e desgasta a saúde física e mental. O problema da síndrome não está relacionado com o conteúdo dos pensamentos, que geralmente são interessantes, cultos e positivos, mas sim com a sua velocidade de processamento.

A quantidade de estímulos à qual estamos expostos actualmente é enorme.  Porém, o nosso cérebro não está adaptado a essa quantidade de estímulos de uma só vez, o que faz com que o seu ritmo de funcionamento seja alterado. É aí que surge a Síndrome do Pensamento Acelerado.

Especialistas defendem que a Síndrome do Pensamento Acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade, devido ao excesso de informação a que o ser humano é submetido diariamente.

A principal característica da síndrome é o intenso fluxo de pensamento, em alta velocidade, ao qual a pessoa está submetida diariamente o que faz aparecer uma série de sintomas (tanto físicos quanto psicológicos) que podem servir como indícios de que o colaborador sofre de Síndrome do Pensamento Acelerado.

Os principais sinais de ordem psicológica são ansiedade e dificuldade de concentração, lapsos de memória, inquietação, impulsividade e mudanças repentinas de humor. Fisicamente, o colaborador sente-se cansado durante grande parte do tempo e pode sofrer de dores musculares ou de cabeça., sensação de cansaço ao acordar, insónias, queda de cabelo e aumento da tensão arterial.

Importa referir que colaboradores com um trabalho intelectual intenso e grandes pressões no ambiente organizacional estão mais propensos a este tipo de problema. Isto acontece porque precisam de um maior esforço para que o cérebro acompanhe mais coisas do que realmente é capaz de realizar. Como resultado, o órgão dispara uma série de neurotransmissores que activam o funcionamento cerebral, aumentando o fluxo de pensamentos e despertando a Síndrome do Pensamento Acelerado.

A Síndrome do Pensamento Acelerado deve ser diagnosticada por um psicólogo ou psiquiatra. A partir do relato sobre a história de vida do colaborador e os sintomas, é possível ter o diagnóstico do problema e uma indicação adequada de tratamento.

«O excesso de informações satura o córtex cerebral, produzindo uma mente híper produtiva, agitada, com baixo nível de tolerância, impaciente e sem criatividade»

Não existe um padrão de tratamento para a Síndrome do Pensamento Acelerado. Por norma é recomendada uma mudança de hábitos, com a inclusão de pausas ao longo do dia, actividades de lazer e exercícios físicos. Deve ainda reduzir-se a jornada e as pressões no ambiente de trabalho.

A Síndrome do Pensamento Acelerado afecta directamente a carreira e a vida pessoal de quem sofre do problema. Em relação à saúde e às relações interpessoais, a síndrome pode provocar diversos efeitos físicos nas pessoas, levando a um cansaço excessivo e a dificuldade nos relacionamentos com familiares ou amigos. O colaborador fica mais irritado e impulsivo, impondo as suas ideias e demonstrando ter dificuldades em se colocar no lugar do outro. As relações profissionais ficam enfraquecidas, o que prejudica o clima da empresa como um todo e os resultados do colaborador.

Ao dificultar a concentração e ao prejudicar a memória do funcionário, a síndrome influencia negativamente as actividades diárias sendo a criatividade e o potencial de inovação bastante prejudicados. Apesar de aumentar o fluxo de pensamentos, a síndrome faz com que o colaborador se detenha por muito tempo num pensamento específico, com o objectivo de desenvolver uma ideia até que ela seja viável. Normalmente surge uma grande quantidade de pensamentos sem um aumento da qualidade, o que leva o colaborador ser menos criativo e inovador.

No fim a carreira do colaborador fica prejudicada, pois este não é capaz de gerar os resultados que a empresa deseja.

Uma boa gestão do comportamento pode ajudar na prevenção da Síndrome do Pensamento Acelerado dentro da organização, pois o líder será capaz de identificar com antecedência indícios apontem que alguns colaboradores possam estar a sofrer com a Síndrome do Pensamento Acelerado.

Importa sublinhar que a Síndrome do Pensamento Acelerado surge com o mundo digital e a era da informação, pelo que identificá-la e combatê-la é fundamental para proteger a saúde física e mental dos colaboradores.

Viva melhor e evite Síndrome do Pensamento Acelerado

– Procura distrair a mente com coisas que realmente lhe dão prazer
– Contacte com a natureza, faça caminhadas ao ar livre, aprecie o silêncio e o vento
– Pratique desporto
– Leia
– Não exija demais dos outros
– Elogie mais, enfatize as características boas, os pontos fortes de quem está ao seu lado
– Relativize os resultados e valorize o caminho
– Aprenda a relaxar
– Pare um momento do dia, esquecendo tudo à sua volta
– Ria. Rir liberta o corpo das energias negativas e das tensões acumuladas

Ler Mais