Sabe o que é ergonomia no trabalho? É um factor determinante para a produtividade

Com a sustentabilidade e a mobilidade a mudar os ambientes de trabalho, surgem novos problemas físicos que afectam os colaboradores. Os trabalhadores passam horas a usar dispositivos e objectos que, se não forem adequados, vão gerar fadiga, stress e até lesões.

 

Na era da revolução digital, os computadores e todos os produtos relacionados, como mesas e cadeiras que os sustentam, constituem o ponto forte do estudo da ergonomia, ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.

 

A Adecco alerta que «a baixa ergonomia no trabalho afecta negativamente a produtividade dos colaboradores» e concretiza: «Se, ao executar as funções de trabalho, o corpo estiver sob pressão devido a uma postura inadequada, sofrer altas temperaturas ou realizar movimentos repetitivos, o organismo será afectado negativamente.»

Com isto em mente, a empresa de Recursos Humanos elaborou uma lista de vantagens da implementação da ergonomia no trabalho.


– Cultura de segurança do trabalho
A ergonomia no trabalho reflete o compromisso da empresa com a segurança e a saúde de seus colaboradores. De facto, o activo mais valorizado de qualquer organização são colaboradores saudáveis, seguros e felizes. A promoção dessa cultura levará a um melhor desempenho dos trabalhadores.

 

– Redução de acidentes de trabalho
A ergonomia dos móveis de escritório diminui o número de acidentes de trabalho.

 

– Colaboradores mais produtivos e sustentáveis
Com maior conforto, a produtividade dos colaboradores também aumentará.

 

– Menor número de compensações económicas
A redução de acidentes de trabalho implica um número menor de compensação financeira e licença médica para o trabalhador.

 

– Poucos colaboradores com dor
A ergonomia no trabalho fará com que os trabalhadores se sintam confortáveis, satisfeitos e felizes. A implementação da ergonomia no escritório pode reduzir os factores que geram desconforto e minimizará o risco de distúrbios musculares. Por isso, os trabalhadores serão mais eficientes e produtivos.

 

– Menos absenteísmo no trabalho
O esforço da organização para melhorar a segurança e a saúde dos colaboradores vai torná-los mais produtivos, motivados e leais. Por sua vez, isso origina menos absentismo no trabalho.

 

– Melhor qualidade
O colaborador, sentindo-se à vontade e sem dores no trabalho, estará mais focado e vai prestar mais atenção aos detalhes com os quais a qualidade do serviço ou produto será melhor.

 

– Aumento de benefícios
O facto de minimizar o risco de acidentes de trabalho e aumentar a produtividade traz maiores benefícios para a empresa.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift