Tendências de recrutamento para 2013

Tendências de recrutamento para 2013A Boyden aponta como tendência no sector do recrutamento para 2013 a emergência de novos mercados a par da relevância do continente africano, um dos destinos de muitos profissionais portugueses.

As projecções do estudo “Outlook” da Boyden para 2013 apontam para uma tendência de recrutamento em novos mercados para além dos BRIC, com a atenção centrada em geografias como o continente africano, a Indonésia, Singapura e novos territórios na América Latina. A procura recai em gestores que possuam uma visão global alargada, para maximizar estes mercados-chave emergentes.

De forma distinta do que acontece no continente africano, em que a proximidade linguística e cultural se tornou uma mais-valia para profissionais portugueses em países como Angola e Moçambique, nas novas geografias em busca de líderes esta vantagem não se verifica e o profissional português é avaliado como qualquer outro.

Para Luís Melo, Managing Partner da Boyden Portugal, «é compreensível que, face à atual situação económica que atravessamos, exista uma tendência para o aumento dos executivos portugueses que encaram o expatriamento como passo lógico a encetar. Mas a natureza deste processo tem vindo a modificar-se. Torna-se cada vez difícil justificar o recurso aos expatriados em detrimento dos profissionais locais, o que, a par das medidas proteccionistas verificadas em países como Angola, por exemplo, significa que o acesso futuro não estará facilitado».

O clima de recrutamento actual é ditado por evidentes mudanças aceleradas, que incluem competitividade acrescida, modificações às necessidades do consumidor, novas tecnologias e estruturas organizacionais mais complexas nas multinacionais, o que tem vindo a criar novas exigências. À liderança é exigido um pensamento estratégico mais claro e mais preciso.

As empresas em expansão para o continente africano, onde Angola é o principal destino de expatriamento de profissionais portugueses, encontram-se a exigir executivos que consigam gerir projectos transformacionais de grande dimensão, que combinem expansão comercial e o desenvolvimento das potencialidades dos recursos humanos locais.

Na América Latina, a introdução de grandes marcas globais está a obrigar as empresas a recrutar executivos com uma experiência mais alargada. A vontade consumista encontra-se na mente de todos e as empresas estão a desenvolver uma abordagem mais pro-activa para fazer face à crescente influência da classe média na região, o que inclui recrutar talento de forma mais agressiva.

 

Ler Mais