Já arrancou campanha de vacinação sazonal contra a Covid. Saiba se vai ser chamado (e quando)

A DGS anunciou recentemente a campanha de vacinação sazonal contra a COVId-19 e a gripe, que prevê vacinar cerca de três milhões de pessoas até 17 de Dezembro.

 

Com a chegada do Outono e Inverno, período propício à transmissão dos vírus respiratórios, e uma diminuição da protecção conferida pela vacina contra a COVID-19, o objectivo da autoridade de Saúde é proteger a população mais vulnerável, prevenindo complicações graves.

Com uma capacidade semanal de agendamento de cerca de 280 mil pessoas, o dispositivo está distribuído por todo o território continental, através de 397 pontos de vacinação, dois terços dos quais localizados em centros de saúde e um terço em centros específicos de vacinação.

 

Que vacinas serão utilizadas nesta campanha

Relativamente à covid-19, serão administradas as novas vacinas adaptadas à variante Ómicron e com a recente “luz verde” do regulador europeu (EMA) para serem utilizadas no reforço da imunização. Podem ser administradas a pessoas a partir dos 12 anos e apresentam um perfil de eficácia e segurança adaptado às actuais variantes em circulação.

Em relação à gripe, será utilizada pela primeira vez uma vacina de dose elevada, com uma composição antigénica quatro veszes superior à fórmula padrão, o que lhe confere uma eficácia superior. Estas vacinas serão usadas para imunizar as pessoas mais vulneráveis.

 

Quem pode ser vacinado contra a COVID-19

Assim os primeiros a ser chamados à vacinação serão os maiores de 80 anos com comorbilidades, um processo que vai decorrer novamente de forma escalonada, por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.

Entre os elegíveis para serem vacinados estão:

  • pessoas com 60 ou mais anos de idade
  • residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados
  • pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco
  • grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde
  • profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

É recomendada, durante a vacina sazonal contra a Covid-19, pelo menos três meses de intervalo, mas apenas nesta dose, independentemente do número de doses tomadas no passado.

A população que não completou o “esquema de vacinação primário” será vacinada, como referiu Graça Freitas, com as “originais” e que integram o plano de nacional que se iniciou em 27 de Dezembro de 2020.

 

Quem pode ser vacinado contra a gripe

  • pessoas com 65 ou mais anos
  • residentes em lares de idosos e utentes da rede nacional cuidados continuados
  • crianças com 6 ou mais meses com patologias crónicas
  • grávidas sem limite de idade
  • profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados

 

Mais informações aqui.

Ler Mais