Turim, a cidade que cheira a café

“Turim é a cidade que cheira a café”. Na cidade italiana onde se situa a sede da empresa de café Lavazza, os colaboradores da Daily Coffee visitaram, ainda, o museu, o centro de training e a fábrica da marca que representam em Portugal e que há mais de 125 anos faz história no universo do café.

Foi no final do mês de Setembro, que a Daily Coffee, representante e distribuidor oficial da Lavazza em Portugal nos segmentos de office e vending, decidiu levar os seus colaboradores a visitar a sede da marca de café em Turim, Itália. Afinal, não existe melhor forma de representar uma marca do que ir à sua essência. E em Turim, não faltam polos de conhecimento e experimentação de uma das insígnias de café mais vendidas em todo o mundo.

Roberto Mulassano, chief Troublemaker e co-fundador da Daily Coffee, acredita que é importante os seus colaboradores conhecerem a génese da marca que representam e convidou alguns membros recentes da equipa para o acompanharem à casa mãe – a sede da marca Lavazza –, em Turim, o local onde a magia acontece, para dessa forma fazer crescer nos mesmos o sentido não só de missão empresarial mas também a paixão que o mesmo tem pela marca.

Turim, centro histórico da Lavazza A visita começa bem cedo, logo pela manhã, ao Training Center da Lavazza, o maior centro de estudo e training de café em Itália, e muito provavelmente no mundo, que tem como principal função criar e reconstruir a cultura do café em todos os profissionais do ramo que o visitem. As boas notícias, neste caso, é que não são apenas os profissionais ligados à marca que o podem visitar, mas sim qualquer consumidor ou amante de café. Basta agendar uma visita e ter acesso ao Training Centre, uma verdadeira “universidade do café”, onde os visitantes terão a oportunidade de experenciar cursos para baristas, catering staff, vendedores, distribuidores, influenciadores, consumidores, jornalistas e, claro, consumidores comuns.

Acompanhados por uma equipa de experts do café, os visitantes têm a possibilidade de ter uma experiência completa, seja conhecer mais sobre as origens e cultivo do café, seja entender os vários métodos de preparação. No final, e como Human Resources Portugal 75 não podia deixar de ser, a degustação de um verdadeiro “expresso italiano”.

Depois de uma experiência imersiva pelo mundo do café, é importante continuar a fomentar o sentido de missão, e por isso mesmo a marca italiana oferece aos colaboradores da Daily Coffee uma breve apresentação sobre os valores que guiam a marca há mais de 126 anos de história. Como tudo começou, como se encontra a marca neste momento e o que ainda falta fazer.

Ecossistema Lavazza

Um outro momento da visita foi a ida ao 1895 Factory, a fábrica da mais recente marca premium de speciality coffee da Lavazza, apresentada como “um espaço dedicado a uma nova e imersiva forma de criar, descrever e provar café”.

A 1895 Coffee Designers foi criada em 2020 para apresentar o melhor que um grão de café aliado às mais recentes inovações tecnológicas no mercado e à experiência e paixão dos coffee designers pode oferecer ao consumidor – um produto muito especial e delicado, que despertará todos os sentidos de quem o prova.

O dia termina na Nuvola Lavazza, o novo Campus e sede do Grupo Lavazza e uma das mais marcantes obras arquitectónicas e de reconversão urbana da cidade de Turim, autoria do Arquitecto italiano Cino Zucchi, no qual o grupo desfrutou de um saboroso café italiano.

Logo de seguida, o Museo Lavazza, o novo museu da marca, aguardava o grupo. Uma experiência imersiva desenvolvida pela empresa Ralph Appelbaum e acompanhada carinhosamente e de perto pela família Lavazza, que pretende mostrar ao mundo, sempre com muita paixão e dedicação, a sua missão em tornar a chávena de café num momento de convívio em mais de 140 países de diferentes culturas.

O Museu é um espaço repleto de memórias no qual é possível viajar por 126 anos de história de uma marca que, ao dia de hoje, é a terceira maior torrefactora mundial e a marca de café “espresso” mais vendida em todo o globo. O museu está aberto a visitas ao público e é uma experiência que qualquer um que viaje até Turim não deve perder.

Depois desta viagem sensorial, a equipa da Daily Coffee regressa a Portugal ainda mais motivada e consicente da mensagem da Lavazza, para seguir com a sua missão de trazer o verdadeiro café de Itália ao nosso país.

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