Uma lição de liderança

Por Luís Roberto, Managing Partner da Comunicatorium e Professor convidado do ISCSP-ULisboa

 

De quando em vez, o futebol traz-nos alguns ensinamentos, para além do entusiasmo e da paixão, que faz mover milhões de adeptos em todo o mundo.

Todos os que assistiram ao jogo de estreia do Campeonato da Europa, não ficaram insensíveis quando no final da primeira parte o jogador da seleção dinamarquesa caiu inanimado no relvado, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Os minutos que se seguiram foram de enorme apreensão, ficando para memória futura as imagens dos colegas da equipa. As imagens de uma equipa que rodeou Eriksen até ser transportado para o hospital.

Mas houve um jogador que nos deu uma lição de liderança. O jogador com a camisola 4 e com a braçadeira de capitão, de seu nome Simon Kjaer.

Ser capitão de uma equipa é a maior responsabilidade que um atleta pode ter, e dele se espera que possua a melhor sensatez em campo.

É o jogador que inspira todos os colegas da equipa e aquele que detém uma maior capacidade para tomar boas decisões, nos bons mas também nos maus momentos.

E foi num mau momento, que Simon nos deu uma lição de liderança.

Simon foi o primeiro jogador a aperceber-se da gravidade da situação, a chegar perto de Eriksen e a colocá-lo em posição de segurança, chamando de imediato a equipa médica para dentro do relvado.

Durante as manobras de reanimação que duraram largos minutos, era perceptível que alguns jogadores estavam em choque, que porventura esta seria a experiência mais traumatizante que estariam a experimentar.

Simon tentava confortá-los quase um por um , dando o seu braço em gesto de apoio, e quando menos se esperava, correu em direção à companheira de Eriksen, que ansiava por notícias, para a apoiar.

Em conferência de imprensa o selecionador da Dinamarca salientou estar muito orgulhoso pela forma como os seus jogadores “cuidam uns dos outros”, e os rivais e adeptos de San Siro homenageram Simon com uma tarja onde se lia “Grande homem e capitão”.

Envergar a braçadeira de capitão  é uma tarefa constante e diária, dentro e fora do terreno de jogo.

O capitão é o líder da equipa.

Ele representa a equipa, e é o primeiro a ser chamado sempre que existe qualquer problema de conduta entre os elementos da equipa.

Ele tem em mãos a responsabilidade de privilegiar o grupo e de reclamar qualquer situação que considera injusta para os colegas.

Ser capitão e líder é garantir o bom espírito de equipa e o bom relacionamento entre colegas, capaz de inspirá-los, influenciando as ações, decisões e comportamentos de maneira positiva.

Para um verdadeiro capitão e líder, a sua equipa está acima de tudo.

Simon foi muito além de capitão. Simon foi capaz de nos dar uma lição de liderança.

O futebol de quando em vez, traz-nos alguns ensinamentos, e este, vale a pena registar.

Ler Mais