Vencer 2024: Equilibrar a Client Experience com a Employee Experience!

A tradição de viragem de ano é sempre de uma reflexão do que passou e da possibilidade de um novo posicionamento futuro.

Por António Saraiva, Business Development manager na ISQ Academy

Se refletir sobre o passado serve para alguma coisa é para uma decisão de não se repetirem erros. Contudo, face à conjuntura que nos deparámos em 2023, ficamos na dúvida do que se passará em 2024. Estimou-se que se poderiam acabar certas guerras no mundo e, afinal, até aumentaram e sem vislumbrarmos quando terminarão. E é tão só um exemplo.

Por tudo o que nos rodeia, iniciámos 2023 a afirmar que o ano seria de incerteza. Iniciamos 2024 com uma sensação de aumento dessa incerteza. Estamos quase a atingir o climax da designada “navegação à vista”. Dizem os livros que a melhor gestão passa por definirmos claramente uma estratégia e planearmos a respetiva execução. Perfeito! Mas qual a estratégia em contextos conturbados e de incerteza? Certo é, também, que qualquer planeamento é realizado para ser… alterado! Mas com os tempos que vivemos vai mais parecer uma “manta de retalhos”.

Pensemos positivo e apuremos a nossa reflexão de futuro para a realidade que está para além de qualquer cenário de catástrofe. Sabemos claramente, em termos racionais, que a vida avança e que o que é perturbador, tem de ser encarado como desafio. Temos de ser cada vez mais inovadores, mesmo criativos, para os enfrentramos. Aproveitemos a nova realidade em favor das Pessoas. Estamos no tempo das grandes transformações, empurradas pela Inteligência Artificial e pelos desafios associados a todas estas transformações mais digitais, mas também pelo desafio de um mundo melhor em que vivemos.

Se os Governos andam à procura de um verdadeiro rumo, cabe muito às Organizações, sejam quais forem, mas, igualmente, à Sociedade em geral, alavancar as mais corretas soluções. Esmorecer perante um contexto incerto e adverso, não é nenhuma dessas soluções. A Economia faz girar o mundo e a mesma tem de ser tornar sustentável. De outra forma, as estatísticas de pobreza vão aumentar significativamente. Por isso, cada Organização, cada Pessoa tem de dar o seu melhor contributo. Mais uma vez, no mundo organizacional, a Gestão de Pessoas torna-se vital.

Uma Sociedade só avança se o seu tecido produtivo for devidamente eficiente e eficaz. Mas aumentar a produtividade implica Pessoas comprometidas com os objetivos e satisfeitas com os resultados. E não só! Têm de sentir que fazem parte do processo. Têm de ser ouvidas e que as suas preocupações sejam corretamente interpretadas. Estamos numa lógica bi-unívoca: é tão importante o designado Client Experience – absorver-se a voz do Cliente que permite uma organização ser sustentável, como é tão importante o Employee Experience – criar um local de trabalho humanizado, positivo e holístico.

Muito se tem escrito sobre as tendências do mundo do trabalho para 2024, perante o tal contexto de incerteza e de todas as transformações que estão a acelerar a mudança. Mas existe uma preocupação de base: o desenvolvimento integral das Pessoas! Há que considerar as diversas dimensões, sejam corporais emocionais ou mesmo esprituais. O que há que promover como propósito é a manifestação do potencial existente em cada Pessoa e a sua autorrealização. É um princípio, pelo menos, para se vencer 2024!

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