Conhecidos os finalistas do New leaders contest
Já são conhecidos os seis finalistas do “New Leaders Contest” – talent hunt para líderes, promovido pelo IPAM – The Marketing School e pelo IADE – Creative University, que tem como objectivo descobrir os futuros líderes do mercado empresarial português.
Beatriz Botão Alves (Beta Design), Miguel Pereira (Boato MDS), Filipe Reis (FashionWonderland), Tiago de Almeida (CCCP Store), Eduardo Costa (TTR Angola) e Luís Caixado (Foto Amadora) são os nomes escolhidos, entre mais de uma centena de inscritos, para disputar a sétima e derradeira etapa da iniciativa, na qual se vai conhecer o “Leader of the Year” e o “Project of the Year”.
Durante a selecção dos seis finalistas, o júri do “New Leaders Contest” privilegiou os indivíduos que, ao longo dos últimos seis meses e perante situações adversas, demonstraram resiliência, competências ao nível da gestão e motivação, espírito empreendedor, capacidade de enfrentar situações de pressão e de resistir ao cansaço físico e psicológico. Para o “Leader of the Year” está reservado um prémio no valor de cinco mil euros, destinado à criação da sua própria empresa.
Escolhidos os finalistas, os vencedores são anunciados ainda durante este mês. Os projectos finalistas são exibidos durante a 14ª edição da Feira do Empreendedor 2011, que decorre até dia 19 de Novembro. Aí, cada visitante pode conhecer as características de cada um dos projectos e votar naquele que reunir maior potencial de sucesso. Desta forma, e juntamente com a avaliação atribuída pelo júri nas etapas anteriores, será designado o “Líder do Ano”.
A escolha do “Project of the Year” tem por base a rentabilidade e exequibilidade dos planos de negócios elaborados por cada finalista. O vencedor desta categoria recebe seis meses de incubação gratuita em qualquer um dos ninhos de empresas da Fundação da Juventude. O “New Leaders Contest” já designou o “Manager of the Year”: Tiago de Almeida (CCCP Store), que recebeu, por isso, uma bolsa de mestrado no IPAM – The Marketing School.
O objectivo do “New Leaders Contest” é apoiar os recém-licenciados na etapa de inserção no mercado laboral, através do estímulo à vertente empreendedora, e é uma das muitas iniciativas que as Talent Universities New Leaders promovem junto dos seus públicos. Carlos Jordão de Almeida, director das Talent Universities New Leaders, explica a razão pela qual optam anualmente por lançar um desafio de empreendedorismo centrado nas características do líder: “Independentemente da ideia de negócio e das condicionantes ditadas pelo mercado, a liderança é a característica mais relevante para o sucesso”. E acrescenta: “Liderar é um processo contínuo de aprendizagem e tudo funciona um pouco como um grande desportista: este pode nascer com talento para um determinado desporto, mas os treinos é que o levarão, um dia, à excelência”, acrescenta