Barómetros

Salários e emprego a diminuir, falta de (novas) competências nas lideranças a aumentar

De acordo com o painel do Barómetro Human Resources, os salários (brutos) até vão aumentar na maioria das empresas, mas esse aumento é anulado pelo aumento previsto da inflação. As perspectivas para a evolução do emprego também são conservadoras e nos principais desafios na Gestão de Pessoas não há grande alteração. As más notícias são: as lideranças não têm as competências necessárias para lhes responder.

Barómetro: Os salários em Portugal são baixos. Mas porquê?

Na 42.ª edição do Barómetro Human Resources o grande destaque vai para o tema dos salários e os resultados corroboram a opinião generalizada (que é também baseada em factos) de que os salários em Portugal são baixos. Mas o que o justifica? Foi o que perguntámos ao painel de especialistas.

Testemunhos

José Luís Carvalho, CUF: «Do what you can’t (Samsung)»

José Luís Carvalho, director de Recursos Humanos da CUF, reconhece «as lideranças, com um forte apoio na capacitação por parte dos Recursos Humanos, vão ter de entregar esta missão que parecia, até há pouco tempo, impossível: manter o talento motivado, sendo que uma boa parte destes recursos pode…

Nuno Ferreira Morgado, PLMJ: «As reformas de que Portugal precisa»

Nuno Ferreira Morgado, sócio da PLMJ, acredita que «Portugal precisa de mais segurança no emprego, mas nos poderes públicos confunde-se essa segurança com um manietar das empresas para não despedir ninguém e persiste-se em não se facultarem outras ferramentas que ajudem as empresas a ajustar custos…

Paulo Barreto, Crédito Agrícola: Os caminhos das lideranças

Paulo Barreto, director de Recursos Humanos do Crédito Agrícola, salienta que «quanto às lideranças há trabalho a fazer. É preciso capacitar todos os que gerem equipas, nas suas diversas dimensões, para novos modelos que acompanhem os tempos actuais e que respondam às expectativas das suas equipas.…