Barómetros

Barómetro. Quais as prioridades para 2024, para gestores de Pessoas e CEO?

Sobre aqueles que serão os grandes desafios da Gestão de Pessoas para 2024, não há grandes novidades, com a atracção e retenção de talento a voltar a destacar-se. No entanto, não é essa a prioridade dos CEO. Mas é outro o dado que sobressai neste 50.º Barómetro Human Resources, e cujo alerta já tinha sido dado em 2022: a maioria das lideranças em Portugal não tem as competências necessárias para enfrentar os desafios que se avizinham. Uma nota positiva: as perspectivas de contratação e de aumentos salariais são optimistas.

A produtividade em Portugal é baixa. Porquê?

A produtividade é baixa, a principal causa é a falta de “cultura de trabalho”/má gestão do tempo dos profissionais, mas os responsáveis são os líderes (de topo e chefias intermédias), não os directores de Recursos Humanos. As competências são (muito) mais valorizadas do que a formação, pelas empresas. E o seu foco continua a estar no desenvolvimento das suas pessoas e não na contenção de custos. São algumas conclusões da 49.ª edição do Barómetro Human Resources.

Testemunhos

Inês Madeira, FHC: Desenvolver competências e aumentar produtividade

Na análise aos resultados da 51.ª edição do Barómetro da Human Resources, Inês Madeira, directora de Capital Humano do Grupo FHC, destaca que «as competências existem e estão nas pessoas que fazem crescer as empresas e respondem aos desafios que a evolução tecnológica coloca diariamente, mas é…