10 mandamentos para uma imagem de sucesso
Ter uma boa imagem não se resume a ter uma boa aparência. A aparência é composta não só pelo vestuário e acessórios que usamos, mas também pelo corte e cor de cabelo, uso ou não de maquilhagem, cuidado com os dentes e higiene pessoal.
Por Alexandra Lopes, consultora de Imagem Pessoal e Empresarial
A nossa imagem engloba muito mais do que a nossa aparência física: inclui a linguagem verbal (tom de voz e as palavras que proferimos) e a linguagem corporal (não verbal), os gestos e postura que “denunciam” o que nos vai na alma.
O que devemos ter em atenção para projectarmos uma imagem de sucesso no local de trabalho e no dia-a-dia?
1. Definir a imagem a projectar
Em termos de vestuário, o primeiro passo a tomar é definir qual a imagem que pretendemos projectar. É importante ponderarmos quais as qualidades e valores que nos distinguem dos demais e aplicarmos ao nosso estilo pessoal, sempre enquadrado com o ambiente empresarial no qual nos inserimos.
2. Escolher o vestuário certo
O mais importante é sentirmo-nos confortáveis a todo o momento. Se não nos sentirmos confortáveis com o que vestimos, os outros irão perceber e poderá gerar-se uma situação de desconforto que deve ser evitada a todo o custo. Essa situação de desconforto poderá descredibilizar-nos e naturalmente que nos irá influenciar em termos de confiança e autoestima.
3. Ter atenção aos detalhes
Para além do vestuário, devemos ter outros cuidados com a nossa aparência, de forma a não comprometer a nossa imagem. O nosso cabelo deverá estar sempre limpo e cuidado, assim como as mãos e unhas. Para as senhoras, requer-se especial atenção à maquilhagem, que deverá ser discreta e natural. Para os homens, a recomendação direcciona-se para a barba, que deverá ser aparada e cuidada com regularidade.
4. Sorrir com sinceridade
Atenção ao sorriso, que deve ser sempre sincero. Um sorriso falso é facilmente detectado e pode por em causa a nossa credibilidade. Para além de um sorriso sincero, devemos apostar numa dentição cuidada, pois um sorriso vale bem mais do que mil palavras e não queremos por em causa a nossa imagem, o que nos pode causar insegurança.
5. Ser pontual
Ao sermos pontuais nos nossos compromissos, mostramos que sabemos gerir o nosso tempo e que respeitamos o tempo dos outros. Ser pontual não significa apenas chegar à hora marcada: significa também cumprir prazos, honrando os compromissos e transmitindo uma imagem de sucesso.
6. Apostar na organização
Ser organizado no trabalho é um dos talentos mais raros nos dias de hoje. Uma pessoa organizada economiza dois valiosos recursos vitais para qualquer empresa: tempo e dinheiro. Devemos ter especial atenção ao seu posto de trabalho, que deverá estar sempre limpo e arrumado, com o essencial à vista para as tarefas que temos entre mãos.
7. Adoptar uma atitude proactiva
Ninguém aprecia pessoas negativas ao seu redor, muito menos as chefias. Um colaborador negativo não constrói: só destrói ideias ou atrasa projectos. Uma pessoa positiva, por outro lado, sugere soluções para eventuais problemas. Entusiasmo, motivação e profissionalismo transmitem sempre uma boa imagem.
8. Privilegiar o trabalho em equipa
Um bom profissional é aquele que contribui para que toda a equipa de trabalho em que se insere funcione de forma harmoniosa e integrada. Devemos brilhar em equipa, não tentando ofuscar os colegas com o próprio brilho.
9. Ser educado
Ser educado não significa somente dizer “bom dia” ou “obrigado” aos colegas de trabalho. Significa também contribuir activamente para um ambiente de trabalho agradável, evitando situações de conflito que possam denegrir a nossa imagem.
10. Acreditar em nós próprios
Por vezes é complicado transmitirmos uma imagem de força e uma atitude confiante quando nos sentimos desmotivados, desanimados ou tristes. Nestes momentos, um esforço adicional em termos de linguagem corporal faz milagres: queixo direito, olhar em frente, peito para fora e barriga para dentro! E o mundo será nosso!
Veja também este artigo da autora, sobre a importância das cores no vestuário.